Alex Bogusky no pé da Coca-Cola
Publicitário, que trabalhou com a marca Coca Zero no passado, critica anunciante no Twitter e sugere novo slogan. ?Coca-Cola não é igual a felicidade?, justifica
Publicitário, que trabalhou com a marca Coca Zero no passado, critica anunciante no Twitter e sugere novo slogan. ?Coca-Cola não é igual a felicidade?, justifica
Felipe Turlao
15 de janeiro de 2013 - 10h47
Há alguns meses, o publicitário Alex Bogusky, ex-sócio da premiada agência Crispin, Porter + Bogusky e atual guru em defesa do consumo consciente, tem protagonizado uma escalada ofensiva contra um dos maiores anunciante do mundo: a Coca-Cola.
No capítulo mais recente, ocorrido nesta segunda-feira, 14, Bogusky questiona um comercial da empresa sobre obesidade que, segundo ele, não mostrava nenhuma pessoa obesa. “O casting é ruim se considerarmos que um terço de nós (norte-americanos) somos obesos”, apontou, em sua conta no Twitter. O publicitário sugeriu ainda que o novo slogan da empresa deveria ser “não é nossa culpa”.
Confira o comercial abaixo:
Alguns minutos depois, ele continuou com a metralhadora ao publicar link para uma matéria da NBC News que afirmava que pessoas que consomem refrigerantes diet são mais propensas a desenvolver quadro de depressão. “A ciência diz que Coca-Cola não é igual a felicidade”, afirma um irônico Bogusky, referindo-se ao conceito global “Abra a felicidade. Ele propõe ainda um desafio para criar um novo slogan para o produto. “Coca-Cola: nada desta m… é culpa nossa”, sugere.
Em outubro, Bogusky criou um vídeo para o Center for Science in the Public Interest (CSPI) que criticava veladamente a companhia, sem citar seu nome. O filme mostrava ursos polares tomando garrafas parecidas com as de Coca-Cola e experimentando efeitos negativos, como diabetes ou disfunção erétil. Uma porta-voz da Coca-Cola reagiu à época: “É uma irresponsabilidade e aparato típico do CSPI. Não irei ajudar ninguém a entender sobre balanço de calorias. Trata-se de um assunto importante segundo especialistas reconhecidos que estudam essa questão – um grupo que, por definição, não inclui a CSPI. Isso já diz tudo”.
Veja a peça abaixo:
Após deixar a Crispin, Porter + Bogusky, em 2010, Bogusky passou um período sabático até lançar a Fearless Revolution, iniciativa que prega o consumo responsável. Na época, a novidade chamou a atenção pelo fato de que Bogusky havia sido o homem por trás da premiada publicidade de Burger King. O anunciante, inclusive, foi alvo do livro 9-Inch Diet, em que Bogusky defendia que os norte-americanos deveriam reduzir o tamanho de suas porções na hora da alimentação. Agora, com os ataques à Coca-Cola, ele se vira contra outro antigo e premiado cliente.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima