Assinar

Anima Mundi cria prêmio de animação publicitária

Buscar

Anima Mundi cria prêmio de animação publicitária

Buscar
Publicidade
Comunicação

Anima Mundi cria prêmio de animação publicitária

Festival lança o ?Publicidade Animada? para reconhecer as melhores produções do Brasil e do mundo


14 de julho de 2015 - 7h53

As animações publicitárias estão ganhando destaque no festival Anima Mundi. Na edição deste ano, que acontece entre os dias 10 e 17 de julho, no Rio de Janeiro, e entre 17 e 22, em São Paulo, o evento lança o prêmio “Publicidade Animada”. Serão selecionados 28 trabalhos finalistas que concorrem nas categorias "Melhor Filme" e "Melhor Filme" Brasileiro. Os vencedores serão divulgados na segunda-feira 20. Junto com o anúncio o Anima Mundi realizará um evento com mesas redondas e discussões sobre o mercado de animação publicitária, na Cinemateca, em São Paulo.

Antes, as animações publicitárias entravam em uma categoria chamada “Melhor Filme de Encomenda”. Os profissionais que compõem o grupo de jurados são Adriano Alarcon, diretor de criação da FCB Brasil; Dani Ribeiro, diretora de criação da Publicis Rio; Fernando Sanches, diretor de cena e animação do estúdio 3D Vetor Zero e Laura Esteves, diretora de criação da Young & Rubicam, Além de Juliana Cury, gerente de marketing institucional do Itaú Unibanco.

De acordo com Aída Queiroz, uma das criadoras e atual diretora do Anima Mundi, o objetivo é fazer com que o prêmio se transforme em uma referência para a animação publicitária, assim como o Anima Mundi se tornou para as animações em geral. “A produção de animação publicitária no Brasil está em um momento muito positivo, são de altíssima qualidade e é hora de mostrar ao mercado o que está sendo feito aqui”, diz Aída. Ela explica que o plano é que o festival seja independente do Anima Mundi. “Recebíamos todo ano uma quantidade enorme de trabalhos publicitários e nossa categoria não era suficiente para dar conta de tantas produções”, explica Aída.

A escolha de São Paulo como sede não foi por acaso. É na cidade que estão concentradas as agências, estúdios e grande parte dos produtores de animação publicitária do Brasil “São Paulo reúne o que há de melhor em animação e é muito importante que a primeira edição do prêmio aconteça aqui”, diz Aída. Os trabalhos brasileiros estão em pé de igualdade com outras produções estrangeiras. Neste ano, foram inscritos trabalhos dos Estados Unidos, Alemanha, Índia, Holanda e Suíça.

Algumas animações brasileiras criadas nos últimos anos viraram cases. Em abril de 2012, a Vivo lançou o “Conectados vivemos melhor para anunciar sua virada de marca. A Salve produziu o "Uma história de amor dobrável" para a Caloi. Outra animação de destaque foi “Lobo” feita pela Big Studio para a Superbid. Além do vídeo “O mundo feito à mão” da Animaking para a Dohler.

Veja algumas animações publicitárias brasileiras:

wraps

 Vivo

Caloi 

 Superbid

 Dohler

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025

  • Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança