A memória de agências e marcas

Buscar
Publicidade

Comunicação

A memória de agências e marcas

Memória das Empresas, unidade da agência de relações públicas Art Presse, revela quais são as empresas que mais valorizam o resgate de seu passado


23 de abril de 2015 - 4h30

DPZ, Ogilvy, Publicis, Talent e WMcCann são as cinco agências que mais investem em memória empresarial, segundo estudo realizado entre o final de 2014 e início deste ano pela Memória das Empresas, unidade da agência de relações públicas Art Presse. O levantamento, que tem como base o ranking Agências & Anunciantes, do Meio & Mensagem, tem o objetivo de mapear a preocupação de empresas em relação ao resgate de sua trajetória.

A pesquisa também aponta agências com preocupação mediana em relação a sua história: Artplan, DM9DDB, Havas, JWT, Lew’LaraTBWA, Neogama/BBH e Y&R. As que investem pouco em memória empresarial são Africa, Almap¬BBDO, Borghi/Lowe, FCB, F/Nazca S&S, Leo Burnett, NBS e My Propaganda.

Dentre os anunciantes, Casas Bahia, General Motors e Itaú são os que mais se dedicam a preservar sua história, aponta o relatório. Clientes como P&G e Pão de Açúcar investem pouco, enquanto Telefônica e Cervejaria Petrópolis aparecem entre as empresas que não se preocupam com o assunto. Para Ricardo Braga, diretor da Art Presse, a empresa precisa conhecer suas origens para saber aonde vai no futuro. “É preciso mostrar esse material histórico ao público, tanto interno quanto fornecedores e stakeholders, para que se mantenha o reconhecimento da marca”, analisa.

O executivo explica, ainda, que componentes mais profundos da marca, como densidade e profundidade, só podem ser mensurados por meio do passado e do conjunto de realizações da companhia. "A memória empresarial traz à tona esses aspectos para ressignificar as marcas".

Andrea Kubitschek Lopes, historiadora que coordenou o estudo, ressalta que o investimento na história da corporação é uma das maneiras mais eficazes para a construção de narrativas. "Para se traçar o papel da mulher brasileira ao longo dos anos, por exemplo, a presença de um acervo é bastante valiosa", diz.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf