Consultoria espanhola Atrevia compra a XCom
Viviana Toletti e Daniel Bruin continuam à frente da operação, agora 100% controlada pela Atrevia, como CEO e diretor executivo, respectivamente
Viviana Toletti e Daniel Bruin continuam à frente da operação, agora 100% controlada pela Atrevia, como CEO e diretor executivo, respectivamente
Isabella Lessa
5 de maio de 2025 - 9h09
Daniel Bruin e Viviana Toletti, respectivamente diretor executivo e CEO da XCom: internacionalização do negócio com a aquisição pela Atrevia (Crédito: Divulgação)
A XCom, agência de relações públicas independente que está há dez anos no mercado, acaba de ser comprada pela Atrevia, consultora de origem espanhola especializada em public affairs, comunicação e criatividade.
Com isso, a empresa internacional assume participação majoritária na operação brasileira, que passa a adotar a assinatura XCom by Atrevia.
Segundo Viviana Toletti, CEO da XCom, as conversas com a Atrevia já vinham acontecendo há um ano. “Também conversamos com outros grupos, sempre tendo em mente a necessidade de se ter fit cultural. As culturas precisam estar alinhadas para que haja menos fricção possível”, diz a executiva.
Ela conta que, ao longo dos anos, a XCom teve conversas com compradores em potencial, mas fazer esse tipo de transação se tornou prioridade há pouco mais de um ano. Antes disso, a empresa se dedicou a obter certificações como a B Corp, conquistada em maio de 2024.
“Tínhamos parcerias internacionais por conta de clientes que atendemos, mas esse encontro com a Núria (Vilanova, fundadora e presidente executiva da Atrevia) nos fez descobrir que já tínhamos mais em comum do que imaginávamos. Sou uruguaia e tenho família espanhola, então há essa questão da língua, e, obviamente, vimos complementaridade no modelo de negócios”, compartilha.
Com a aquisição, a Atrevia amplia sua atuação na América Latina: a empresa já está presente em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador. No Brasil, tinha uma tímida presença por meio de um escritório no Rio de Janeiro, inaugurado em 2017. Ao todo, a consultoria está presente em 12 países da região, se considerada também a América Central.
A XCom, por sua vez, ganha robustez na área de public affairs e nas ofertas junto aos clientes que atende – hoje, fazem parte do portfólio da agência marcas como UOL, St. Marché e Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). No momento, a empresa está trabalhando junto à Atrevia em projetos internacionais para clientes como Sisqual e ONU Turismo.
De acordo com Viviana, a ideia é que, daqui para frente, os projetos que vão além do território nacional se intensifiquem.
“Chega um momento em que é preciso dar um salto de qualidade e representatividade. Trata-se da incorporação de algo maior, precisávamos dessa oxigenada”, afirma Daniel Bruin, diretor executivo da XCom. Segundo ele, essa é também um oportunidade de auxiliar os clientes nacionais que desejam expandir suas atuações no exterior.
Em 2024, a operação encerrou o ano com crescimento de 32% e faturamento de R$ 8 milhões. Para 2025, a expectativa é de crescer ainda mais.
Além de Viviana e Bruin, o board é formado por Deborah Slobodticov, diretora de operações, e Fagner Neri, diretor financeiro. O time é formado por 40 funcionários.
A Atrevia, por sua vez, encerrou 2024 com faturamento de € 50 milhões de euros, aumento de 8,7% na comparação com 2023. Possui 650 funcionários nos 15 países em que atua e, no ano passado, lançou um plano estratégico de crescimento inorgânico, que há havia sido iniciado anos antes, mas deve ganhar tração daqui até 2028.
Em 2022, adquiriu o negócio digital da Apple Tree na Colômbia. Em 2024, incorporou a Nueva Comunicación Uruguay, especializada em comunicação corporativa e public affairs. As demais aquisições ocorreram no mercado espanhol: Microbio, Creatibialab, Ulises Comunicación e Luike.
O plano estratégico da Atrevia também deu origem a um hub de corporate affairs, liderado por Alex Bonet, vice-presidente Latam Norte, e um centro de criatividade estratégica, comandado por Miguel Ángel López, vice-presidente Latam Sul. Além disso, a empresa também conta com duas novas unidades especializadas: transformação digital e inteligência artificial, no Chile, e a prática regional de cultura, gestão de pessoas e comunicação interna, no México.
Compartilhe
Veja também
Grupo VML e WMS montam hub dedicado para LG Brasil
Operação é composta por profissionais de ambas as operações e da Hogarth, empresa especializada em produção, também parte do WPP; anteriormente, cliente era atendido pela AlmapBBDO
Café Pilão destaca força dos brasileiros em novo posicionamento
Campanha foi desenvolvida de forma colaborativa entre o time da JDE Peet’s Brasil e diversos núcleos da BETC Havas