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Comunicação

Copa domina ranking de junho do YouTube

Dos 10 vídeos publicitários mais vistos no mês, nove estão ligados ao Mundial


14 de julho de 2014 - 5h59

Ainda antes do fiasco da seleção brasileira diante da Alemanha, toda a mídia, inclusive o YouTube, estava inundada de mensagens relativas à Copa do Mundo. Tanto que o ranking YouTube Ads Leaderboard dos vídeos publicitários mais vistos em junho é dominado por filmes com foco no Mundial, não só de patrocinadores oficiais. Entre os dez primeiros, só um não está relacionado ao evento.

Trata-se do lançamento da marca Old Spice, da P&G, no mercado brasileiro, que aparece na quarta posição. O comercial, criadopela Wieden + Kennedy Portland, tem veiculação exclusiva na internet, e é protagonizado pelo ator Terry Crews, ícone da marca nos Estados Unidos e que, na peça, tenta mostrar com gritos, músculos e até com uma sunga verde amarela o quanto Old Spice gosta do Brasil.

A Wieden + Kennedy Portland, aliás, é a agência que mais trabalhos tem no Top 10, já que também aparecem o trailer (em 5º lugar) e o filme “O último jogo” (em 8º), criados para Nike. A animação foi também a vencedora da primeira rodada das batalhas promovidas por Meio & Mensagem para eleger o melhor comercial da Copa de 2014.
Há ainda um quarto filme criado pela Wieden + Kennedy para a marca de artigos esportivos, mas esse pelo escritório de São Paulo: o comercial “Chegue lá”, narrado pela voz de Ayrton Senna, que aparece em 10º lugar.

O líder do ranking é “Me liga #tamoconectado”, da Africa para Vivo, que mostra os jogadores da seleção brasileira David Luiz, Hulk e Bernard cantando uma versão do pagode “Telegrama” (de Leandro Lehart e Flavio Venutes).

Há ainda dois vídeos da AlmapBBDO para Visa, um da Ogilvy para Claro, um da TBWA\Chiat\Day para Adidas e um da DM9DDb para Guaraná Antarctica.

Na avaliação do YouTube, a maior parte dos vídeos do ranking de junho tem formato mais voltado para o entretenimento, com pequenas histórias e personagens, e duração mais estendida do que o normal.

O YouTube Ads Leaderbord, que no Brasil tem a parceria de Meio & Mensagem na publicação, envolve campanhas nacionais e globais, desde que tenha ocorrido compra de mídia no País. As posições são determinadas por um algoritmo que considera visualizações orgânicas e as promovidas pelo anunciante. Também leva em conta a taxa de visualização (quanto de um vídeo as pessoas escolhem ver).

Confira, a seguir, os dez vídeos publicitários mais assistidos no YouTube em junho:

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1 – “Me liga #tamoconectado”, da Africa para Vivo 

2 – “Claro apresenta: O craque, por Nelson Rodrigues”, da Ogilvy para Claro 

3 – “Onde você quer estar”, da AlmapBBDO para Visa 

4 – “Po po po po po po power!”, da Wieden+Kennedy para Old Spice 

5 – “Nike Futebol: O último jogo” (trailer), da Wieden+Kennedy para Nike 

6 – “O sonho: tudo ou nada”, da TBWA\Chiat\Day com adaptação da Lew’Lara\TBWA para Adidas, com compra de mídia da ID\  

7 – “Unidos pela rivalidade”, da AlmapBBDO para Visa 

8 – “Nike Futebol: O último jogo”, da Wieden+Kennedy para Nike 

9 – “Willian – Revelação”, da DM9DDB para Guaraná Antarctica 

10 – “Chegue lá – Senna”, da Wieden+Kennedy para Nike 

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