Copa domina ranking de junho do YouTube
Dos 10 vídeos publicitários mais vistos no mês, nove estão ligados ao Mundial
Dos 10 vídeos publicitários mais vistos no mês, nove estão ligados ao Mundial
Alexandre Zaghi Lemos
14 de julho de 2014 - 5h59
Ainda antes do fiasco da seleção brasileira diante da Alemanha, toda a mídia, inclusive o YouTube, estava inundada de mensagens relativas à Copa do Mundo. Tanto que o ranking YouTube Ads Leaderboard dos vídeos publicitários mais vistos em junho é dominado por filmes com foco no Mundial, não só de patrocinadores oficiais. Entre os dez primeiros, só um não está relacionado ao evento.
Trata-se do lançamento da marca Old Spice, da P&G, no mercado brasileiro, que aparece na quarta posição. O comercial, criadopela Wieden + Kennedy Portland, tem veiculação exclusiva na internet, e é protagonizado pelo ator Terry Crews, ícone da marca nos Estados Unidos e que, na peça, tenta mostrar com gritos, músculos e até com uma sunga verde amarela o quanto Old Spice gosta do Brasil.
A Wieden + Kennedy Portland, aliás, é a agência que mais trabalhos tem no Top 10, já que também aparecem o trailer (em 5º lugar) e o filme “O último jogo” (em 8º), criados para Nike. A animação foi também a vencedora da primeira rodada das batalhas promovidas por Meio & Mensagem para eleger o melhor comercial da Copa de 2014.
Há ainda um quarto filme criado pela Wieden + Kennedy para a marca de artigos esportivos, mas esse pelo escritório de São Paulo: o comercial “Chegue lá”, narrado pela voz de Ayrton Senna, que aparece em 10º lugar.
O líder do ranking é “Me liga #tamoconectado”, da Africa para Vivo, que mostra os jogadores da seleção brasileira David Luiz, Hulk e Bernard cantando uma versão do pagode “Telegrama” (de Leandro Lehart e Flavio Venutes).
Há ainda dois vídeos da AlmapBBDO para Visa, um da Ogilvy para Claro, um da TBWA\Chiat\Day para Adidas e um da DM9DDb para Guaraná Antarctica.
Na avaliação do YouTube, a maior parte dos vídeos do ranking de junho tem formato mais voltado para o entretenimento, com pequenas histórias e personagens, e duração mais estendida do que o normal.
O YouTube Ads Leaderbord, que no Brasil tem a parceria de Meio & Mensagem na publicação, envolve campanhas nacionais e globais, desde que tenha ocorrido compra de mídia no País. As posições são determinadas por um algoritmo que considera visualizações orgânicas e as promovidas pelo anunciante. Também leva em conta a taxa de visualização (quanto de um vídeo as pessoas escolhem ver).
Confira, a seguir, os dez vídeos publicitários mais assistidos no YouTube em junho:
1 – “Me liga #tamoconectado”, da Africa para Vivo
2 – “Claro apresenta: O craque, por Nelson Rodrigues”, da Ogilvy para Claro
3 – “Onde você quer estar”, da AlmapBBDO para Visa
4 – “Po po po po po po power!”, da Wieden+Kennedy para Old Spice
5 – “Nike Futebol: O último jogo” (trailer), da Wieden+Kennedy para Nike
6 – “O sonho: tudo ou nada”, da TBWA\Chiat\Day com adaptação da Lew’Lara\TBWA para Adidas, com compra de mídia da ID\
7 – “Unidos pela rivalidade”, da AlmapBBDO para Visa
8 – “Nike Futebol: O último jogo”, da Wieden+Kennedy para Nike
9 – “Willian – Revelação”, da DM9DDB para Guaraná Antarctica
10 – “Chegue lá – Senna”, da Wieden+Kennedy para Nike
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