Deca resgata ideia para falar de água

Buscar
Publicidade

Comunicação

Deca resgata ideia para falar de água

Pingo, primeiro comercial de Washington Olivetto filmado há mais de 40 anos para a marca, é restaurado para abordar a atual crise hídrica


16 de abril de 2015 - 11h01

Em 1970, Washington Olivetto, então com 18 anos, criava o primeiro filme de sua carreira publicitária como funcionário da Lince Propaganda. Mal sabia ele, atual chairman da WMcCann,¬ que “Pingo”, desenvolvido para a Deca, que hoje, coincidentemente, está na carteira de clientes da sua agência, lhe renderia seu primeiro Leão de Bronze no Festival de Cannes de 1971.

A ideia do comercial era mostrar um pingo ampliado saindo da torneira, mas Olivetto propôs a Sérgio Graciotti, diretor de criação da Lince, que a peça mostrasse um riacho e uma cascata. “Mas ele falou para eu tirar. Isso foi uma aula de simplicidade que levei para a vida”, conta Olivetto. Quatro décadas depois, Guga de Oliveira, responsável pela filmagem da peça, ligou para Washington e perguntou se ele havia guardado o material, gravado em 35mm. “Ele me lembrou que essa campanha já abordava a questão de água e decidimos restaurar o filme.”

Agora, a Deca relança o mesmo comercial, com um complemento para reforçar a importância do uso racional da água e promover a linha de produtos da marca. Após os 45 novos segundos iniciais, o filme original é exibido na íntegra, sem alterações. “Sem mudar nenhum pingo”, frisa Olivetto. A nova introdução teve direção de Júlio Xavier, direção de fotografia de Walter Carvalho, e conta como trilha sonora com o Prelúdio 15 de Chopin, intitulado A Gota D’água. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Decathlon incentiva exercícios junto a cães com deficiência

    Decathlon incentiva exercícios junto a cães com deficiência

    Iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Publicis e ativada junto com a ONG Cãodeirante e incentiva a inclusão de pets com deficiências

  • Wes Anderson dirige comercial e cria nova caneta para Montblanc

    Wes Anderson dirige comercial e cria nova caneta para Montblanc

    Produção feita pelo cineasta tem como objetivo celebrar os 100 anos de lançamento do modelo Meinsterstück