Assinar

Deca resgata ideia para falar de água

Buscar
Publicidade
Comunicação

Deca resgata ideia para falar de água

Pingo, primeiro comercial de Washington Olivetto filmado há mais de 40 anos para a marca, é restaurado para abordar a atual crise hídrica


16 de abril de 2015 - 11h01

Em 1970, Washington Olivetto, então com 18 anos, criava o primeiro filme de sua carreira publicitária como funcionário da Lince Propaganda. Mal sabia ele, atual chairman da WMcCann,¬ que “Pingo”, desenvolvido para a Deca, que hoje, coincidentemente, está na carteira de clientes da sua agência, lhe renderia seu primeiro Leão de Bronze no Festival de Cannes de 1971.

A ideia do comercial era mostrar um pingo ampliado saindo da torneira, mas Olivetto propôs a Sérgio Graciotti, diretor de criação da Lince, que a peça mostrasse um riacho e uma cascata. “Mas ele falou para eu tirar. Isso foi uma aula de simplicidade que levei para a vida”, conta Olivetto. Quatro décadas depois, Guga de Oliveira, responsável pela filmagem da peça, ligou para Washington e perguntou se ele havia guardado o material, gravado em 35mm. “Ele me lembrou que essa campanha já abordava a questão de água e decidimos restaurar o filme.”

Agora, a Deca relança o mesmo comercial, com um complemento para reforçar a importância do uso racional da água e promover a linha de produtos da marca. Após os 45 novos segundos iniciais, o filme original é exibido na íntegra, sem alterações. “Sem mudar nenhum pingo”, frisa Olivetto. A nova introdução teve direção de Júlio Xavier, direção de fotografia de Walter Carvalho, e conta como trilha sonora com o Prelúdio 15 de Chopin, intitulado A Gota D’água. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BETC Havas mantém conta da TIM

    BETC Havas mantém conta da TIM

    Depois de processo de concorrência que também envolveu VML e We, agência retém verba da marca de telecomunicações

  • Sonridor chega ao Brasil com campanha estrelada por Marta Silva

    Sonridor chega ao Brasil com campanha estrelada por Marta Silva

    Intitulada "Sem tempo para dor," a campanha narra o apoio e dedicação da mãe de Marta, Dona Tereza da Silva, na trajetória da filha