DM9DDB equilibra os dois lados do cérebro
Agência coloca área de inteligência de dados e de criação trabalhando em conjunto para a construção de campanhas
Agência coloca área de inteligência de dados e de criação trabalhando em conjunto para a construção de campanhas
Bárbara Sacchitiello
12 de setembro de 2016 - 17h06
O vice-presidente de integração e digital da DM9DDB, Igor Puga e o vice-presidente de criação da agência, Arício Fortes, passaram a dividir a mesma sala. Mais do que uma reformulação física, a aproximação dos dois executivos traduzem uma nova filosofia de trabalho que a agência vem construindo nos últimos três anos e que, agora, já é colocada em prática em formas de cases.
A proposta da empresa é atrelar a área de dados ao processo criativo desde a sua concepção, construindo, dessa maneira, campanhas e estratégias de comunicação calcadas em conhecimento profundo acerca dos clientes e do público-alvo. “Não se trata de deixar de lado a essência criativa da DM9, mas sim de aproveitar todos os recursos que o big data nos traz para construir estratégias mais assertivas e eficazes”, comenta Arício.
A nova filosofia de trabalho demandou uma mudança de processos da agência e na própria relação da empresa com seus clientes. “Não podemos dizer que foi algo fácil de implementar, porque é preciso mudar nossa consciência interna acerca do trabalho e também mudar a maneira de como construímos as estratégias junto aos nossos clientes”, conta Igor Puga.
Após o período de ajustes e adaptações, a agência acredita que, hoje, já conseguiu transmitir ao seu portfólio de clientes o novo conceito do data-driven. “Quando possuíamos informações profundas sobre o público-alvo dos clientes, o briefing pode ser até dispensando pois conseguimos saber exatamente quais passos a marca deve dar, quando e de que maneira”, comenta Puga.
Um dos exemplos de trabalho que uniu dados e criatividade foi a série de 40 filmes desenvolvidos para o Itaú. Veiculados no ambiente mobile, os comerciais eram direcionados para 40 perfis diferentes de clientes, detectados com base em estudos feitos pela área de business intelligence da agência.
Integração é fundamental
Na opinião do VP de integração da agência, a essa união de inteligência com a área de criação só é possível pelo fato de a DM9 deter, simultaneamente, as contas on e offline de quase toda a sua carteira de clientes. “Dos 20 clientes de nossa carteira, atendemos a conta digital de 19. Isso permite uma integração total das estratégias”, complementa.
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