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Comunicação

Hyundai, Dafiti e Vigor na pauta do Conar

Conselho pediu sustação em peça de montadora e alterações em campanhas de Vigor e Dafiti


1 de agosto de 2014 - 4h30

Na segunda reunião que realizou nesta semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou, entre outros processos, um filme de Vigor Grego Kids e decidiu que a campanha criada pela Fischer&Friends deve ser alterada.

De acordo com o conselho, o filme não respeitou algumas recomendações do código que são específicas para anúncios destinados a crianças e adolescentes. Os membros do Conar consideraram que o filme tem formato jornalístico, o que não é permitido, e que possui um apelo imperativo. Segundo as normas do conselho, alguns verbos não podem ser usados de forma imperativa, como “beba” e “experimente”.

Por fim, o Conar considerou que o anúncio continha um estímulo ao consumo excessivo do produto, que possui quatro versões e que, de alguma maneira, as cenas induziam a experimentar todas as versões.

Outra peça que deve ser alterada é a campanha de internet "Nós amamos sapatilhas", da Dafiti. O anúncio informava que o valor das sapatilhas era de R$ 29,90. Entretanto, algumas consumidoras fizeram reclamação ao órgão dizendo que ao clicarem no banner, não havia produtos com esse valor. O Conar recomendou que a peça fosse alterada, trazendo uma especificação sobre qual modelo de sapatilha teria tal valor.

O órgão também decidiu pela sustação da campanha da Hyundai com o texto "Novo Hyundai i30 1.8 – Agora com 6 marchas e motor 1.8 potente e mais econômico que o 2.0".

O Conar recebeu reclamação de um consumidor sobre o fato de não haver nenhuma informação objetiva que permita ao consumidor saber que esse apelo é verídico. A Hyundai do grupo Caoa recorreu e prestou esclarecimentos, mas os conselheiros consideraram que a denúncia procedia e que de fato não há como comprovar a afirmação da marca.

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