Assinar

Investidores assumem controle da Pepper

Buscar

Investidores assumem controle da Pepper

Buscar
Publicidade
Comunicação

Investidores assumem controle da Pepper

Fundador Carlos Perrone vende suas ações e desliga-se da agência


23 de agosto de 2011 - 8h49

O fundo de investimento InvestPromo, que já detinha parcela minoritária na empresa, acaba de assumir o controle acionário da Pepper, somando 85% de participação. Entre as ações adquiridas estão todas as que pertenciam ao fundador da agência de marketing promocional, Carlos Perrone, que aproveita a negociação para desligar-se da operação.

Os outros dois sócios da Pepper continuam no comando da empresa. O diretor de atendimento Anuar Tacach trocou sua fatia de 35% da Pepper por 25% do fundo de investimento comprador da agência. Com isso, a InvestPromo passa a contar um quatro sócio. O diretor de criação, planejamento e digital, Ale Alves, fica com os 15% restantes das ações da Pepper.

O InvestPromo é acionista da agência desde 2009, quando adquiriu fatia de 20% dos sócios de então: Perrone e Tacach. Nos anos seguintes, Perrone continuou realizando vendas escalonadas de suas ações para o fundo, até optar pelo repasse total nos últimos meses.

De imediato, a Pepper passa a responder por 45% das receitas da InvestPromo, que já tem ativos de outras quatro agências dos setores de marketing direto, promocional, digital e mobile. Com a operação, a holding assume a gestão financeira e de back office da Pepper. “Não estamos vislumbrando um prazo de saída da agência, como fazem outros fundos de investimento. O mercado promocional ainda é pouco desenvolvido no Brasil. A série de acontecimentos que teremos até 2016 deve contribuir para um rápido avanço”, avalia Luiz Antonio Busnello, um dos sócios do InvestPromo, que após a concretização do negócio com a Pepper segue avaliando oportunidades nos segmentos promocional, digital e de mobile marketing. O fundo estuda ainda aumento de participação na Zicard, agência de marketing promocional comandada por seu fundador João Carlos Zicard Vieira.

Por seu turno, Perrone ainda não definiu seu destino profissional e também está de olho no crescimento do mercado nacional. “Há grandes oportunidades para projetos e ideias novas”, avalia. Perrone inaugurou a Pepper em 2005. Meses depois, admitiu dois sócios: Luiz Lara e Augusto Cruz Neto. Entretanto, no final de 2006, Lara e Cruz Neto desligaram-se para montar a Mood. Foi então que Roberto Justus acertou com Perrone a entrada da Pepper no Grupo Newcomm e a fusão da agência com a Maestro, que vinha sendo tocada pelos sócios Anuar Tacach e Marcos Quintela. Enquanto Tacach se manteve na agência promocional, Quintela iniciou em 2006 sua carreira na Y&R, do mesmo Newcomm. Em 2009, impedido por seu contrato com o WPP de ter negócios no mercado de comunicação sem a participação da multinacional, Justus deixou a sociedade da Pepper, que passou a ser tocada pelo trio Perrone, Tacach e Ale Alves – este último retornou à agência como sócio naquele ano, que também marcou a entrara no negócio do fundo InvestPromo.

Estrutura e inteligência
Nascida em 2005 com foco em promoção e eventos, a Pepper pretende sedimentar sua atuação também em outras áreas, como as de incentivo, ponto de venda, digital e mobile. Esta nova postura será intensificada ainda mais com o lançamento nas próximas semanas da agência digital BE+I.

“Nossa maior vitória nos últimos anos tem sido fidelizar clientes que trabalhavam job a job e agora firmam contratos de longo prazo, como os que temos hoje com Santander, Samsung, Seguros Unimed, Goodyear e HBO”, frisa Tacach. Segundo ele, estes cinco clientes fixos respondem por 65% da receita da Pepper, que mantém uma equipe de 70 funcionários, alocados na sede, em São Paulo, e na filial do Rio de Janeiro. “Os clientes estão exigindo estrutura. Antes havia concorrências com agências que tinham dois funcionários. Mas depois de enfrentar muitos problemas com pequenas agências que não se sustentam, os clientes mudam de postura”, comemora Tacach. “Antes a agência de promoção era mais submissa à de publicidade. Hoje é exigido mais inteligência da promoção, que não fica mais restrita à execução de projetos”, complementa Ale Alves.

Com a compra da agência, a InvestPromo leva também participações indiretas em outras duas operações: a E*Pepper, lançada em março de 2010 com foco em promoções imobiliárias e mantida em sociedade com o Grupo Eugênio, com 50% para cada parte; e a Mobitown, especializada em ações de mobile para o mercado imobiliário e fruto de uma joint venture entre a E*Pepper e a PontoMobi, do Grupo RBS. A BRA Sports & Marketing lançada pela Pepper em abril do ano passado como uma nova operação dedicada ao marketing esportivo, é tratada atualmente como uma área interna da agência, focada na gestão de três eventos proprietários: Corporate Run, Corporate Run RJ, Kids Run e Fashion Run.

Quem é a InvetPromo?

Sócios: Os empresários Luiz Antonio Busnello, Luis Felipe Scarpa Street e Cristiano Chehin e o diretor de atendimento da Pepper, Anuar Tacach, têm 25% cada.

Primeiro negócio: Em 2005, adquiriu a agência de marketing promocional De Simoni, de João de Simoni, um dos precursores do segmento no País. Com a saída de seu fundador, a agência mudou de nome para DES. Em 2009, fundiu-se na atual Led.

Agências atuais: Tem 85% da Pepper, o que lhe dá participações indiretas na E*Pepper (de promoções imobiliárias em sociedade com o Grupo Eugênio), na Mobitown (joint venture de mobile imobiliário entre E*Pepper e PontoMobi, do Grupo RBS) e na BE+I (agência digital a ser lançada pela Pepper nas próximas semanas); além de participação majoritária na Led, também de promoção e eventos; e minoritárias na Setter, de projetos especiais e eventos de incentivo; na digital Gest, de trade marketing; e na Zicard, de marketing promocional – sendo que negocia aumento de participação nesta última.

Faturamento: A holding declara atingir faturamento de R$ 100 milhões após incorporação da Pepper, com previsão de crescimento de 25% em 2011 e meta de manter-se em torno de 20% nos próximos cinco anos.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Senado veta artistas, influenciadores e atletas em publicidade de bets

    Senado veta artistas, influenciadores e atletas em publicidade de bets

    Texto também proíbe promessas de êxito financeiro e pessoal, animações, mascotes e impõe horário para veiculação das peças

  • Alok e SOS Mata Atlântica se unem para reflorestar áreas devastadas em São Paulo

    Alok e SOS Mata Atlântica se unem para reflorestar áreas devastadas em São Paulo

    Iniciativa Floresta Áurea usará drones e mudas nativas para restaurar cerca de 12 hectares no interior paulista