Isolamento estimula ações voltadas para o público infantil
Bot com vídeos educativos lançado pelo Itaú em parceria com o Facebook ilustra o empenho das marcas em entreter as crianças durante a pandemia
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Taís Farias
21 de maio de 2020 - 6h00
Os adultos não foram os únicos a ter sua rotina afetada pela pandemia do novo coronavírus. Com escolas, parques e áreas de convivência fechados, as crianças precisaram adaptar suas atividades para o ambiente restrito de casa. O desafio de entreter e ensinar os pequenos nesse período tem mobilizado marcas, que decidiram voltar suas campanhas para o público infantil no contexto do isolamento social.
Na última semana, o Itaú Unibanco lançou um bot no Messenger do Facebook, com vídeos educativos para diversas faixas etárias. O conteúdo foi criado pela Smile and Learn e contempla assuntos que as crianças estariam aprendendo nesse momento, de maneira lúdica. Ao fim de cada atividade, os usuários também têm acesso a um questionário para avaliar o quanto foi aprendido. No total, foram criados 25 vídeos que variam entre um e quatro minutos de duração. A ação foi criada pela DPZ&T em parceria com o Facebook e a empresa de tecnologia Take.
Além de peças nas redes sociais, o público pode acessar um bot que ficará disponível no Facebook Messenger. A campanha é parte do projeto Leia para uma Criança, que completa dez anos e já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos. Rafael Urenha, CCO da DPZ&T, explica que, nos últimos anos, a iniciativa ganhou foco no digital pensando na democratização do acesso à leitura. Atualmente, 16 livros digitais gratuitos estão disponíveis no site.
“É uma plataforma muito robusta, que estimula a transformação da sociedade por meio da educação”, ressalta Urenha. Com a pandemia, a empresa apostou no festival #LeiaemCasa, que reúne a distribuição dos livros digitais, iniciativas de contação de histórias online e o lançamento do bot no Facebook. Para a agência, a parceria com Facebook funciona como uma troca de conhecimentos para chegar a soluções que supram as necessidades de seus clientes.
A iniciativa também pretende estimular a conexão entre as crianças e seus responsáveis.“O contexto da pandemia foi uma oportunidade de reforçar o valor da leitura em casa. É uma chance única para os pais de criar essa relação”, afirma o criativo.
Essa premissa é reforçada pelo banco. “É importante para o Itaú, como marca, manter esse posicionamento de incentivo à educação dentro do contexto que estamos vivendo, e o bot no Facebook, assim como as demais ações que temos feito, faz parte disso. Mas mais relevante ainda é apoiar as famílias e mostrar que estamos com elas neste momento”, conta Juliana Cury, superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco.
Proximidade digital
Desde o início da quarentena, outras marcas escolheram os pequenos como foco de suas ações em campanhas educativas. A Faber-Castell disponibilizou gratuitamente toda a sua plataforma de cursos online, com opções para crianças e adultos.“Ao liberar os cursos de forma totalmente gratuita, a ideia foi oferecer uma opção de conteúdo de qualidade para as crianças se divertirem e estimularem a criatividade de forma online”, afirma Marcelo Tabbachi, presidente da Faber-Castell no Brasil.
A Bic também disponibilizou uma série de atividades por meio da plataforma ‘O Poder das Cores’, lançada no início deste ano, que estimula o desenvolvimento cognitivo e o aprendizado lúdico. Com foco nos bebês, a Pampers realiza um série de lives com atividades como contação de histórias, música e shantala.
Para a marca, a ação também foi chave para se aproximar do seu público durante esse período “A proximidade durante as lives com os responsáveis por cada atividade interagindo com a audiência comprovou que o público gosta quando há ações direcionadas a eles, eles sentem que realmente foi algo pensado especialmente para cada um”, explica Julia Asakawa, gerente de marketing de Pampers.
*Crédito da foto no topo: iStock
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