Assinar

Clube de Criação quer resgatar vínculos emocionais

Buscar

Clube de Criação quer resgatar vínculos emocionais

Buscar
Publicidade
Comunicação

Clube de Criação quer resgatar vínculos emocionais

Entidade completa 45 anos com missão de expandir o olhar sobre a criatividade, indo da educação do mercado às discussões sobre diversidade e inclusão


3 de junho de 2020 - 6h00

Joanna Monteiro: “A nossa ideia é o resgate dos vínculos emocionais, e da importância do clube para a industria criativa” (Crédito: divulgação)

Criado em 1975 para fomentar o mercado criativo brasileiro, o Clube de Criação completa 45 anos de história em 2020. Com Joanna Monteiro como presidente desde o final de setembro do ano passado, a entidade chega ao seu 45° quinto aniversário com o desafio de implementar os projetos da nova gestão em meio ao turbilhão causado pela pandemia provocada pelo Covid-19.

Apesar do território desafiador, incluindo ter que repensar uma data importante como o Festival do Clube de Criação, que aconteceria na Cinemateca de São Paulo em setembro, a executiva conta que tem conseguido progredir nas missões que traçou junto com a diretoria e um time de conselheiros nos últimos meses, ainda que realizando praticamente todas atividades de forma virtual. Entre elas, a criação do Clube Portfólio para estimular a troca de profissionais consolidados com jovens talentos da publicidade, webinares sobre diversidade e inclusão em parceria com a Spcine, e o Clube Conversa, com videos de bate-papo entre Joanna e CMOs de diversas indústrias.

“Ou nos tornamos de novos interessantes, criativos e atraentes para todas as pessoas criativas, ou a nossa indústria vai ficar para trás” – Joanna Monteiro

Além disso, para ajudar na recolação de profissionais ao mercado de trabalho neste momento desafiador, o Clube de Criação criou recentemente a iniciativa Tenho Vaga/ Tenho Talento, que divulga portfólios e oportunidades de trabalho no site do Clube. Todos os projetos, conta Joanna, vão na linha dos pilares que a presidente projetou no início do mandato: excelência criativa, educação, diversidade e inclusão. O papel do Clube de Criação hoje, segundo ela, é fomentar e discutir a indústria criativa em todas as suas frentes, e não apenas as agências de publicidade, dentro de um mercado que se tornou muito mais complexo nos últimos anos. Dentro desse objetivo, a entidade quer se aproximar ainda mais de profissionais de todos os níveis, dos estagiários aos líderes das agências.

“A nossa ideia a partir desses 45 anos é esse resgate dos vínculos emocionais, e da importância do clube para a industria criativa”. Sinal disso, o Clube criou a iniciativa “Minha Estrela Inesquecível”, onde publicitários reconhecidos contam qual foi seu trabalho de maior relevância premiado com a inclusão no Anuário do Clube de Criação. Para a data especial, a entidade, com a ajuda da agência Wieden + Kennedy, também desenhou uma nova comunicação visual. “Para refletir um clube mais plural, aberto e mais diverso”, acredita Joanna.

Sobre os meio e formatos para que o mercado possa exercitar pontos como educação, diversidade e inclusão neste tempo de pandemia, a profissional acredita que é uma oportunidade para enxergar o copo meio cheio. “É claro que vamos passar por uma fase difícil. Por outro lado, é o momento de enxergar as vantagens que a inclusão traz. Já a educação, também é fundamental, inclusive para resolver os próprios problemas de representatividade, que começam desde as universidades. O Brasil é extremamente plural e criativo. Ou nos tornamos de novos interessantes, criativos e atraentes para todas as pessoas criativas, ou a nossa indústria vai ficar para trás”, finaliza Joanna.

Crédito da imagem de topo: Irina Devaeva/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também