McDonald´s vence Procon na Justiça

Buscar
Publicidade

Comunicação

McDonald´s vence Procon na Justiça

Multa de R$ 3,3 milhões do órgão de defesa à rede por propaganda indevida foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo


2 de julho de 2015 - 5h18

Uma multa de R$ 3,3 milhões aplicada pelo Procon de São Paulo ao McDonald´s, em 2011, por publicidade dirigida ao público infantil, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, após várias tentativas de recursos por parte do órgão de defesa. O relator do processo considerou que a sociedade brasileira é capitalista e, portanto, cabe à família a obrigação de educar seus filhos.

A multa foi aplicada após o Instituto Alana denunciar que a rede de fast-food estava dirigindo a publicidade de seu Mc Lanche Feliz a crianças e, portanto, agindo ilegalmente. Diante da notificação por parte do Procon, a rede contestou a multa na Justiça. A decisão não é definitiva, há a possibilidade de o órgão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Procurado por Meio & Mensagem, o Procon disse que ainda não foi notificado e, portanto, não irá comentar o tema. Já o McDonald´s, não comenta decisões judiciais, favoráveis ou não.

No acórdão, o Juiz diz que pareceu cômodo ao Procon “acolher acriticamente a representação equivocada, ainda que com aparência de boas intenções do Instituto Alana”. Além disso, o relator se refere à organização como “militância ongueira”. Isabela Henriques, diretora do Instituto Alana, explica que o acórdão demonstra profundo desconhecimento do desenvolvimento infantil e dos direitos do consumidor. Além disso, Isabela explica que a organização não é contra a publicidade, mas defende que ela seja direcionada aos pais e responsáveis. Segundo ela, 50% das multas aplicadas pelo Procon em casos como este costumam ser mantidas.

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf