Meio & Mensagem
15 de abril de 2011 - 10h54
Há 18 anos, quando trouxemos o conceito de Branding para o Brasil, a compreensão do assunto não era tão clara. Hoje entende-se um pouco melhor, mas ainda esbarramos em alguns equívocos. “O que é Branding? É fazer logomarca? Redesenhar marcas? É o substituto da publicidade? Ou é design?”. Parece mentira, mas perguntas assim ainda acontecem.
Culpa nossa, que não falamos claramente sobre o tema. Então resolvemos pensar como o Skype. Sabe o que ele diz em seu guia oficial de Marca? Que tudo o que é comunicado em nome dele deve ser entendido por todos. Todos mesmo. “Pergunte a sua mãe se está claro. Se não estiver, refaça”. Essa é a diretriz-chave que o programa de ligações e mensagens instantâneas mais friendly do planeta recomenda para quem trabalha com a sua Marca. Seja na estratégia de negócios. Seja na estratégia de comunicação.
É isso que falta. Com certeza precisamos ser mais claros – e vamos usar este espaço, toda semana, para isso. O primeiro passo é entender que Branding nasceu para fazer com que a Marca cumpra seu papel no negócio da empresa. Para isso se constrói, antes de mais nada, uma plataforma da Marca, que é composta de essência, atributos racionais, atributos emocionais, missão, visão, valores, atitudes, posicionamento e propósito. Tudo isso em uma jornada profunda e desenvolvida em conjunto com os principais executivos das empresas e suas diversas expectativas – o que demanda tempo, investimento e comprometimento.
E só depois vem a logomarca em si. Porque ela não é e nunca poderá ser um acerto aleatório de estética. Marca é estratégia. É puro negócio e precisa, invariavelmente, refletir a essência e o propósito de uma empresa. Caso contrário, ela vira só uma marquinha. E aí, não há como negar: design vira commodity.
Compartilhe
Veja também
-
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
-
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix
-
-
-