Fabiana Zanelato
25 de abril de 2011 - 10h03
A projeção mapeada, ou vídeo mapping, é uma técnica que, a partir do mapeamento de uma superfície (volumétrica ou não), permite a projeção de imagens animadas. O mecanismo é simples. Os efeitos, impressionantes.
O uso mais comum desse tipo de projeção é em fachadas de edifícios. Mas já foram criados eventos com projeções em superfícies menos óbvias, como carros. E há exemplos bem legais da aplicação em PDV, shows, monumentos, enfim, aonde a imaginação nos levar.
Apesar de se tornar mais acessível recentemente, este tipo de projeção já vem sendo utilizada no Brasil desde a década de 90, principalmente em exposições culturais.
O processo começa a partir do mapeamento da superfície que irá receber a projeção. Depois disso é iniciado o processo de edição das imagens em cima de todas as curvas e saliências do molde. Isso evita que o vídeo não sofra nenhuma distorção. Para um bom resultado final, é preciso que a luminosidade dos projetores, assim como o ponto de vista da audiência, sejam levados em consideração.
As imagens podem variar desde a roda e a cor do automóvel até um desfile de moda virtual.
Uma bela maneira de criativos surpreenderem o consumidor, algo cada vez mais difícil hoje em dia.
Compartilhe
Veja também
-
Agency Scope: as campanhas preferidas dos executivos de marketing
"Feito de Futuro", do Itaú, e "Gerações", da Volkswagen, são os cases recentes mais admirados pelos profissionais de anunciantes ouvidos pela consultoria Scopen
-
Africa Creative e AlmapBBDO são as melhores agências, segundo Agency Scope
Empresas lideram a décima edição do ranking, elaborado com base na opinião de 409 executivos de marketing
-
-
-