Tecnologia a serviço da criatividade

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Tecnologia a serviço da criatividade


25 de abril de 2011 - 10h03

A projeção mapeada, ou vídeo mapping, é uma técnica que, a partir do mapeamento de uma superfície (volumétrica ou não), permite a projeção de imagens animadas. O mecanismo é simples. Os efeitos, impressionantes.

O uso mais comum desse tipo de projeção é em fachadas de edifícios. Mas já foram criados eventos com projeções em superfícies menos óbvias, como carros. E há exemplos bem legais da aplicação em PDV, shows, monumentos, enfim, aonde a imaginação nos levar.
Apesar de se tornar mais acessível recentemente, este tipo de projeção já vem sendo utilizada no Brasil desde a década de 90, principalmente em exposições culturais.

O processo começa a partir do mapeamento da superfície que irá receber a projeção. Depois disso é iniciado o processo de edição das imagens em cima de todas as curvas e saliências do molde. Isso evita que o vídeo não sofra nenhuma distorção. Para um bom resultado final, é preciso que a luminosidade dos projetores, assim como o ponto de vista da audiência, sejam levados em consideração.

As imagens podem variar desde a roda e a cor do automóvel até um desfile de moda virtual.

Uma bela maneira de criativos surpreenderem o consumidor, algo cada vez mais difícil hoje em dia.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Com Omo, Vinicius Jr amplia time de parcerias publicitárias

    Com Omo, Vinicius Jr amplia time de parcerias publicitárias

    Marca da Unilever escolhe jogador para celebrar duas décadas da campanha Se Sujar Faz Bem; Clear, Nike, Gatorade são outros anunciantes a firmar parceria com o craque nos últimos dias

  • Volkswagen mantém conta de mídia global na PHD

    Volkswagen mantém conta de mídia global na PHD

    A PHD, operação do Omnicom, manteve a conta de mídia do grupo Volkswagen após participar de processo de concorrência