Assinar

Sejam mais João Gil Gomes

Buscar
Publicidade
Ponto de vista

Sejam mais João Gil Gomes


26 de abril de 2011 - 1h51

João Gil Gomes é meu vô. Antes que você pergunte, sim, ele é tio do Gil Gomes. E, sim, sou uma espécie de primo distante do Gil Gomes. Podemos continuar agora?

João Gil Gomes tem 101 anos. Quando minha vó morreu, ele tinha 75. Ele começou a pintar quadros com 80. Ele nunca tinha desenhado nada. Simplesmente entrou numa loja, comprou telas, pincéis e tinta a óleo e começou a pintar. Já fez mais de 300 quadros.

Mas só os quadros não eram o suficiente para preencher o tempo de João Gil Gomes. Logo começou a aprender natação, inglês, computação, teclado. Nadava de peito, falava com as netas em inglês, mandava e-mails com powerpoints esotéricos e arranhava “Für Elise” sem nunca antes ter tocado uma nota na vida. Eram dias mais agitados que criança de novo rico.

Aí você pergunta, por que uma pessoa com 101 anos ainda faz aulas de inglês? Com certeza não é para tentar entrar numa Ivy League ou pleitear um cargo de multinacional. E está aí o cerne da questão. João Gil Gomes aprende inglês simplesmente pelo prazer de aprender.

Sinceramente acho que isso tem tudo a ver com sua longevidade. Nunca é tarde para começar a aprender algo novo.

Corta para o nosso mercado. O que eu vejo? O oposto. Vejo o Publicitário Que Sabe Tudo, que acha que não precisa aprender mais nada. Pior, acha que sabe tanto que parou de aprender e agora só ensina. O Publicitário Que Sabe Tudo não vai a uma palestra com vergonha de ser visto na plateia, vejam só, aprendendo. “Imagina se alguém me vê aqui aprendendo, o que eu faço?”

O Publicitário Que Sabe Tudo parou de aprender com a própria profissão. Ele não sente mais aquele prazer indescritível de abrir um anuário novo, não sabe mais ficha técnica de cor, não checa mais a quantidade de páginas atrás de cada agência e cada nome no índex final.

O Publicitário Que Sabe Tudo se comporta como se fosse o melhor em tudo. Faz planejamento melhor que Jon Steel, tem ideias melhores que Juan Cabral, escreve roteiros melhores que Charlie Kaufman, faz keynotes melhor que Steve Jobs, dirige atores melhor que o Tom Kuntz, entende mais de internet que o Mark Zuckerberg.

A questão é: até quando vamos nos enganar e dar tapinhas recíprocos nas costas fingindo que sabemos tudo? Não sabemos nada. Absolutamente nada. O que é ótimo porque podemos aprender tudo. A verdade é que precisamos voltar à escolinha. Precisamos sentar na carteira escolar, olhar pro quadro-negro da vida e anotar tudo com muita atenção. E só parar pra comer merenda.

O Publicitário Que Sabe Tudo também é conhecido como o Publicitário Que Não Sabe Envelhecer. Porque uma coisa leva à outra. A hora que você para de aprender é o começo do fim. E não tem nada a ver com idade física, e sim com mindset. Tem redator e diretor de arte que se aposentam com 32 anos. Só falta começar a jogar bocha.

Sejamos mais João Gil Gomes. Não porque é meu vô. Mas porque ele continua lá, fazendo suas aulinhas todo dia. Aprendendo com prazer. Ultimamente tem feito menos coisas. Ele começa a dar sinais da idade. Mas ontem mesmo me disse que está pensando em redecorar o apartamento. “Acho que vou fazer um curso de decoração”, disse. E eu pensando se aqueles genes tinham passado pra mim.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Omnicom está perto de comprar Interpublic, diz Wall Street Journal

    Omnicom está perto de comprar Interpublic, diz Wall Street Journal

    Negociação, que ainda pode ser anunciada esta semana, formaria a maior holding de publicidade e comunicação do mundo

  • Lançada na CCXP, campanha da Hasbro traz desfecho de “Caverna do Dragão”

    Lançada na CCXP, campanha da Hasbro traz desfecho de “Caverna do Dragão”

    Com roteiro do Jovem Nerd e animação do estúdio Os Bonequinhos em stop motion, a campanha foi criada pela Ogilvy em parceria com a Hasbro