O backstage do casamento real

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

O backstage do casamento real


28 de abril de 2011 - 12h37

Quando me pergunto qual realização profissional eu gostaria de atingir antes de encerrar a minha carreira, a resposta tem sido a mesma nos últimos anos: cuidar da direção artística da abertura de uma Olimpíada. Ou, sendo um pouco menos pretenciosa, estar de alguma forma envolvida na realização deste espetáculo tão impressionante. O que me seduz é a oportunidade de mostrar a riqueza de um país para o mundo todo, através de cores, sons, coreografias e rituais – algo realizado magistralmente na última edição das Olimpíadas, em Pequim.

Em outubro de 2009 este sonho ficou mais próximo, quando a expectativa se transformou em euforia e o Brasil foi escolhido como cidade sede das Olimpíadas de 2016. Sim, o sonho ficou bem pertinho, mas pode ser que se concretize ou não. Enquanto eu fico na expectativa, me contentaria em estar por trás da organização do casamento real, que acontece amanhã.

Você pode estar imaginando que eu adoro holofotes, mas não: meu negócio é o backstage – e os desafios que ele proporciona. Imagine o que é está por trás deste evento, que será assistido para milhões espectadores do mundo todo.

Curiosa que sou, fui atrás de saber mais sobre a organização do enlace de Kate Middleton e o principe William. O casamento tem um site oficial (clique aqui para acessar), que foi lançado no dia 4 de maio pela Casa Real Britânica. No site você pode encontrar o último release para a imprensa, que é vasto na riqueza de detalhes e pormenores (veja aqui).

Há o descritivo da cerimônia religiosa. Uma explicação de como serão distribuídos os custos (por incrível que pareça, os pais da noiva arcam com algumas despesas do casamento: as flores, o vestido da noiva, a recepção, o jantar, etc). Cronograma detalhado (como bons britânicos, os pais da noiva chegarão à igreja às 10h27) – veja aqui

Lista de convidados com um breve histórico de alguns deles (foram feitos 1.900 convites para a igreja, 650 para o almoço e 300 para o jantar). Mapa de assentos da Abadia de Whestminster. Trajeto da rota percorrida pelos noivos e comitiva, com detalhes de cada carro… Release dos músicos (são muitos, pois haverá a performance de 2 Corais, 1 Orquestra, o grupo de fanfarra da força aérea real, e um grupo de trompetistas da cavalaria). Detalhes da aliança, do bolo, dos sinos da igreja (que irão tocar interruptamente por 3 horas), até o mapa de formação das aeronaves do comboio aéreo.

Redigir este documento de 96 páginas para a imprensa foi apenas uma das milhares de tarefas que esta equipe teve para realizar este “evento”, cujo “cliente” é a Rainha Elizabeth. Imagine quantas pessoas estão envolvidas nesta produção, quantos quilos de alimentos serão consumidos, quantas horas de ensaios serão necessárias, quantas câmeras farão a transmissão, quantos kvas de energia elétrica serão consumidos etc…

Este meu novo sonho está mais distante do que o primeiro, é claro. Mas nos 30 anos que separaram o casamento de Charles e Diana do casamento de William e Kate o mundo mudou tanto que tudo é possível. E eu continuo sonhando.
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também