O autoral e o corporativo

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

O autoral e o corporativo


9 de maio de 2011 - 7h58

A primeira vez que ouvi a palavra “authorship” foi no mestrado, há 10 anos. E junto com ela vinham os portfolios de escritórios como a Tomato, em Londres, Bruce Mau, em Toronto, e Tilbor Kalman, em Nova Iorque. Era impressionante a quantidade de trabalhos autorais que eles eram capazes de tocar junto com projetos corporativos. E mais: como era evidente no trabalho corporativo deles uma linguagem particular, uma voz, quase um manifesto em relação a nossa própria missão dentro do design.

Quem se interessar sobre esse assunto, não pode deixar de ler Designing Design, de Kenya Hara. Logo no início ele pontua: “verbalizing design is another act of design”. E daí pra frente você se delicia com a postura ética e a profundidade conceitual em cada job, transitando com facilidade entre o gráfico e o produto, como se não houvesse fronteira entre as duas disciplinas.

Kenya Hara toca o próprio estúdio em Tokyo, além de ser diretor de arte da Muji, a famosa loja japonesa de produtos minimalistas. E gasta páginas no livro para discutir o confronto entre o racionalismo do Ocidente e o aspecto holístico do Oriente. Em um mundo em que vivemos a máxima da produtividade, da otimização e do downsizing, é inspirador se deparar com clientes como o Umeda Hospital, apostando em uma sinalização leve com tecidos brancos. Aqui tipografia, textura e informação se transformam em conforto, poesia e limpeza para os andares do prédio. Se as placas de pano nas paredes são limpas e esterilizadas diariamente, os pacientes podem ter a certeza de que os lençóis de suas camas também.

Tudo a nossa volta é uma oportunidade. O país nunca viu tanta oportunidade. É uma boa hora do design brasileiro aprofundar a sua missão e seu compromisso com o dia a dia das pessoas.

Ricardo Saint-Clair é sócio-fundador e diretor de criação da Dialogo Design
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Com Omo, Vinicius Jr amplia time de parcerias publicitárias

    Com Omo, Vinicius Jr amplia time de parcerias publicitárias

    Marca da Unilever escolhe jogador para celebrar duas décadas da campanha Se Sujar Faz Bem; Clear, Nike, Gatorade são outros anunciantes a firmar parceria com o craque nos últimos dias

  • Volkswagen mantém conta de mídia global na PHD

    Volkswagen mantém conta de mídia global na PHD

    A PHD, operação do Omnicom, manteve a conta de mídia do grupo Volkswagen após participar de processo de concorrência