Hey Banksy, que tal subverter a propaganda?

Buscar

Hey Banksy, que tal subverter a propaganda?

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

Hey Banksy, que tal subverter a propaganda?


11 de maio de 2011 - 4h05

 Recentemente, me deparei com essa célebre frase de Banksy, que vale uma reflexão: “The thing I hate the most about advertising is that it attracts all the bright, creative and ambitious young people, leaving us mainly with the slow and self-obsessed to become our artists. Modern art is a disaster area. Never in the field of human history has so much been used by so many to say so little.”
wraps
Vou confessar que adoraria largar publicidade pra tentar fazer as coisas que o Banksy faz. Mas por outro lado, tenho uma certa preguiça desses desabafos que culpam a propaganda por tudo.

O irônico é que a subversão de Banksy me inspira a fazer publicidade. Não do jeito que era, mas do jeito que já começou a acontecer, e que tende a ser uma reação em cadeia.

Vemos campanhas de propaganda transformando-se em ações (BRASTEMP – SORRISOS), experiências (MINI GETAWAY), serviços (TWELP FORCE – BEST BUY), design de produto (FIAT MIO), entretenimento (GATORADE REPLAY) ou uma mistura de tudo isso. A tal da convergência. Até mesmo a mudar o mundo, a propaganda tem se proposto (PEPSI REFRESH).

O pensamento da contra-cultura liderada por caras como o Banksy, bem ou mal, pauta nosso pensamento na hora de criar pra internet, porque estamos buscando inovar e surpreender nosso público. Estamos correndo atrás, mas quando corremos, vamos com verba de mídia, alcance, frequência e junto com uma turma de várias dessas tais mentes brilhantes que o Banksy fala.

Calma lá. Propaganda continua não sendo arte nem substituindo nada. O meu ponto é outro, é que cada vez mais existe o espaço aberto pra propaganda patrocinar a arte. Parece subversivo? Talvez, mas não é novidade no mundo. As obras-prima do Michelangelo nasceram de um briefing do Vaticano. Dos sec. XV ao XXI artistas são pagos por alguém (mecenato, galerias, marchands, estúdios, gravadoras) e isso tem impulsionado a arte do mundo.

Que tal a publicidade promover a arte, contribuindo com abrangência e frequência? Ou mais, que tal convidar artistas para criarmos juntos projetos que não precisam ser chamados de “arte”, mas que podem provocar uma reflexão verdadeira na vida das pessoas?

Já está acontecendo (INTEL – Creators Project e BERLIN URBAN ART GUIDE, by ADIDAS), e dá pra ficar maior.

Fica aqui o convite pro Banksy, artistas, publicitários e profissionais de marketing. Let’s get together!

Philippe Bertrand é diretor de conteúdo da DM9DDB

Publicidade

Compartilhe

Veja também