The day the music lived

Buscar
Publicidade

Ponto de vista

The day the music lived


7 de junho de 2011 - 2h39

Volta e meia aparecem no YouTube novas manias, que geram uma série de vídeos. Uma das últimas foi o Lip Dub, que é o nome dado àquelas produções onde um grupo de pessoas dubla com os lábios uma música conhecida, em geral numa coreografia sem cortes.

Bem, o recorde de número de pessoas fazendo um Lip Dub foi batido na semana passada, pela população inteira de uma cidade chamada Grand Rapids, que fica no estado de Michigan nos Estados Unidos.

O video, que pode ser visto

 traz efetivamente um montão de gente dublando nas ruas da cidade uma versão ao vivo da bela canção de Don Mclean “American Pie” e já conta com mais de 2 milhões e meio de views.

O vídeo realmente impressiona, mas não só pela realização e sincronia entre pessoas comuns que não são profissionais. Ele impressiona pela capacidade de mobilização de uma cidade inteira. Vemos moradores, carros de polícia e bombeiros, cheer-leaders, uma banda, e até o prefeito… todos envolvidos numa produção que literalmente parou a cidade.

A gente olha e fica pensando “porque essa gente toda topou sair de casa e parar a cidade pra fazer um vídeo pro You Tube”? Pois a motivação para o vídeo veio de uma matéria publicada recentemente na revista Newsweek, que apontava Grand Rapids como uma “dying city”, ou seja, uma cidade que estava morrendo, que não tinha futuro. Com os brios feridos, a cidade resolveu mostrar que está viva e chutando (numa tradução lusitana minha daquela música do Simple Minds).

Essa capacidade de mobilização em resposta a uma provocação me lembrou um pouco a das nossas equipes. É incrível e até bonito de ver como isso acontece dentro de uma agência, naqueles momentos em que o pessoal precisa se unir para vencer um prazo, uma concorrência, ou a ameaça de perder uma conta. Nessas horas, não existem departamentos, burocracias ou vaidades. São pessoas, juntas, se ajudando em prol de um resultado de encher os olhos. Como os quase 10 minutos desse vídeo, que já entra desde já na minha galeria de preferidos da internet.

Eduardo Axelrud é diretor nacional de criação da Escala
 

Publicidade

Compartilhe

Veja também