Cannes assume seu papel: criatividade acima de tudo

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Ponto de vista

Cannes assume seu papel: criatividade acima de tudo


15 de junho de 2011 - 9h04

Para quem ainda não notou, o festival depois de quase 60 anos mudou de nome. Agora se chama Cannes Lions Festival de Criatividade. De-mo-rou…Sintomático? Claro, tudo mudou. Não dá mais para colocar tudo na caixinha de advertising. Tem coisas que a gente anda fazendo que nem tem nome, nem classificação, mas logo, logo terão uma categoria para se enquadrar e render inscrições. Aliás, deveriam criar uma categoria "ex-jurados"…Estou na maior saudade! Falando sério, o júri do Lions Direct deste ano tem menos gente (26 x 30 em 2010) Em compensação, tem 2 alemães, o que inclui o presidente do júri.

Complementando a supremacia anglo-saxã destacam-se os 2 representantes do Reino Unido e 2 dos USA, únicos que todo ano tem uma cadeira cativa para duplinha de jurados. Certamente o que veremos como amostra do melhor do mundo será bem diferente da edição de 2010. Nossa representante será (boa sorte!) Ana Paula Marques, fera da Ponto de Criação, bem premiada. E esta escolha também tem a ver com esse mix de ideias, afinal a Ponto sempre defendeu a bandeira da construção de marcas através da ativação. Não seria um player “clássico” do mercado direct. Enfim acho esta mistura legal e saudável. No ano passado já tivemos ações de small e big budget, ambience marketing, e uma infinidade promo on the road e digital. A Ogilvy foi a agência que mais inscreveu na categoria (27 cases) e deve se destacar, fortemente alavancada pelo poder que um grupo internacional tem neste tipo de evento. E também pelo fato estatístico: sua participação é quase 20% do total das 149 inscrições brasileiras. Neste ano, se for para fazer uma aposta, diria que o design “exclusive” é tendência e influência nos trabalhos, tanto em termos de criação como tentativa de melhorar o “pricing” de tudo. E aí vale até “sound design”. Acho que isso pode aparecer um pouco mais no conjunto de peças premiadas, como caminho de personalidade e rentabilidade de marca no diálogo direto com os consumidores. No mais, alezi!!!! Vamos sair dessa friaca, fazer uma mala de verão e contar tudo para você aqui no Meio & Mensagem.

 

 Marisa Furtado é sócia, vice-presidente e diretora de criação da Fábrica Comunicação Dirigida

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