Comunicação
Publicis Groupe amplia lista das holdings que deixam a Rússia
Companhia passará o comando da operação local ao chairman e fundador da Publicis na Rússia e diz que garantirá o salário dos funcionários
Publicis Groupe amplia lista das holdings que deixam a Rússia
BuscarPublicis Groupe amplia lista das holdings que deixam a Rússia
BuscarCompanhia passará o comando da operação local ao chairman e fundador da Publicis na Rússia e diz que garantirá o salário dos funcionários
Bárbara Sacchitiello
15 de março de 2022 - 17h03
Arthur Sadoun é CEO e chairman do Publicis Groupe (Crédito: Reprodução)
A Guerra na Ucrânia, que já dura 20 dias, vem gerando consequências no cenário geo-político da Europa e também no ambiente de negócios das grandes empresas de comunicação. Depois do WPP, que no dia 4 de março comunicou que encerraria suas atividades na Rússia, e no Interpublic, que nessa segunda-feira, 14, comunicou que também deixaria de operar com suas agências e empresas no país, o Publicis Groupe também tomou a decisão de não atuar mais na Rússia.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 15, a holding francesa comunica que está interrompendo seus negócios e investimentos na Rússia e que irá ceder o controle das operações para os líderes locais. A decisão tem efeito imediato.
O Publicis Groupe anuncia que está passando o controle de suas operações na Rússia a Sergey Koptev, chairman e fundador da Publicis na Rússia, com a condição clara, no contrato, de garantir o futuro dos funcionários da operação.
“Desde o início da invasão, estamos trabalhando na ideia de sair da Rússia por condenamos fortemente a agressão unilateral contra a Ucrânia. Estamos comprometidos a tomar fortes ações que respondam à gravidade da situação. Mas estivemos determinados em levar o tempo necessário para ter uma solução que verdadeiramente privilegiasse as pessoas, porque os 1200 funcionários que temos na Rússia são nossas pessoas também. Não poderíamos simplesmente abandoná-los. Ao ceder o controle de nossa operação na Rússia a Sergey, estamos assegurando um futuro a nossas colegas enquanto, imediatamente, interrompemos toda as nossas operações, engajamento e investimentos na Rússia”, declarou Arhtur Sadoun, CEO & chairman do Publicis Groupe, em comunicado.
A holding também diz, na nota, que vem procurando tomar todas medidas possíveis para proteger os funcionários que mantém na Ucrânia. Sadoun frisa que a segurança dessas pessoas no país tem sido a prioridade número 1 do grupo. Estamos em contato duário com essas 350 pessoas e fazendo o que podemos para protegê-los. Desde os sistemas de alerta de segurança ao apoio psicológico e físico, como a ajuda com a concessão de vistos e garantias de salários para todos ao longo do ano, continuaremos ao seu lado, sendo exaustivos nas soluções que trazemos e imediatos na ajuda que fornecemos”, acrescentou.
As demais holdings de comunicação também alegaram a reprovação às atitudes da Rússia e a preocupação com as equipes locais para comunicar a interrupção de suas atividades no País. Algumas companhias ainda não tomaram decisões definitivas sobre a retirada do País e vêm procurando auxiliar suas equipes no local. A Media.Monks diz que está focada em ajudar os funcionários que ainda estão dentro e fora da Ucrânia. “Embora tenhamos uma pequena equipe na Rússia (10 pessoas), estamos nos apoiando da maneira como podemos. Em geral, estamos ajudando todos os nossos funcionários onde e como podemos, com as decisões que eles mesmos tomem. Nossa prioridade continua sendo cuidar de nossos Monks e suas famílias e sua segurança”, declarou a empresa, em comunicado oficial.
Os grandes anunciantes também anunciaram a retirada das operações ou a interrupção das atividades e dos negócios em território russo, como McDonald’s, Apple, PepsiCo e outras companhias.
A comunidade criativa global também já começou a banir a Rússia de seus principais festivais e premiações no ano, como é o caso do Cannes Lions, D&AD e Effie Awards, que não aceitarão inscrição de trabalhos e nem de profissionais russos.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix