Publicis Groupe torna-se segunda maior holding depois do WPP

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Comunicação

Publicis Groupe torna-se segunda maior holding depois do WPP

Com alta orgânica de 7,1% no primeiro trimestre, companhia ultrapassa Omnicom, que durante anos deteve segunda maior receita dentre grupos globais de comunicação

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20 de abril de 2023 - 12h35

Por Brian Bonilla, do Ad Age

Arthur Sadoun afirma que um terço dos rendimentos da holding vêm de dados e tecnologia (Crédito: Divulgação)

O Publicis Groupe torna-se a segunda maior holding global de comunicação e destrona, portanto, o posto que por décadas foi ocupado pelo Omnicom Group.

Durante a apresentação dos resultados relativos ao primeiro trimestre de 2023 aos investidores, o grupo francês comparou os próprios resultados de 2022 aos do Omnicom: no consolidado do ano, obteve receita de US$ 15 bilhões, superando o montante da concorrente no período, que chegou a US$ 14,3 bilhões.

O WPP se mantém como maior holding do mundo, com receita de US$ 17,8 bilhões em 2022.

“Nunca estivemos na posição número 2, então é uma grande coisa para nós”, disse Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, em entrevista.

No primeiro trimestre de 2023, a companhia registrou receita de US$ 3,7 bilhões – a do Omnicom foi de US$ 3,4 bilhões.

As atividades nesse período foram superiores às dos mesmos meses em 2022, mas inferiores a 2021, de acordo com Sadoun. A entrada de novos negócios, como a mídia de Walgreens e a conta criativa de Dunkin’ and Steak ‘n Shake foram importantes para os três primeiros meses deste ano.

Inteligência artificial

O chairman estima que um terço dos negócios do grupo venha de dados e tecnologia. E se gabou, ainda, do fato de que a companhia vem enfatizando a importância da inteligência artificial desde 2018, quando firmou parceria com a Microsoft para construir a plataforma Marcel.

“Não esperamos que o ChatGPT colocasse IA no centro do nosso sistema operacional, nem a serviço dos nossos clientes. Mas não para por aí. Fizemos isso em outras instâncias para todos os clientes. Quando você olha para a Publicis Sapient, para o core do que estão construindo, que é customer experience de forma inovadora, baseada em produtos e soluções, baseada em IA e que ajuda no gerenciamento de produtos… a maior força da Epsilon é nosso modelo de IA que nos permite ter dados em tempo real que podemos enriquecer e ativar em nanosegundos”.

Volta ao presencial

Sadoun contou que funcionários de diferentes regiões estão retornando ao presencial de diversas formas, sobretudo na Ásia e na Europa.

“Pessoas de mídia e criação vão ao escritório ao menos três vezes por semana; quando falamos de tecnologia e dados é menos, porque muitas vezes as pessoas foram contratadas em outras cidades nas quais não trabalham. E todo mundo está voltando, mas não no mesmo ritmo. Estamos lidando com a situação em cada geografia e em cada expertise”.

Desde 2018, o Publicis Groupe reduziu os espaços físicos em 50% e o programa “Work from Anywhere” vem sendo utilizado por 12 mil funcionários. Além disso, disse que boa parte da equipe recebeu 8% de aumento no salário.

Crescimento regional

O Publicis teve crescimento orgânico de 7,1% e receita líquida de 10% no primeiro trimestre. Epsilon e Publicis Sapient continuam impulsionando a receita da holding, com 10% e 11% de crescimento orgânico, respectivamente.

Regionalmente, o Publicis cresceu 5,8% nos EUA e 12,3% na Europa. No Oriente Médio e na África, a alta foi de 16,6%, e na América Latina, de 7,8%. Na região Ásia-Pacífico, o crescimento orgânico foi de menos de 1% – na China o grupo cresceu 3,7%.

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