Segundo maior anunciante do Brasil, 123Milhas é alvo do Procon
Empresa digital de passagens e pacotes turísticos, que suspendeu a emissão de bilhetes de pacote promocional até o fim do ano, investiu mais de R$ 1,1 bilhão em publicidade em 2022
Segundo maior anunciante do Brasil, 123Milhas é alvo do Procon
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Bárbara Sacchitiello
21 de agosto de 2023 - 11h00
Muitos consumidores da agência de viagens digital 123Milhas foram surpreendidos na noite de sexta-feira, 18, com o comunicado de que a empresa suspendeu a emissão de pacotes de viagens e passagens válidos de setembro a dezembro deste ano.
Em comunicado feito em seus perfis nas redes sociais, a 123Milhas diz que, devido a “circunstâncias alheias” a sua vontade, a “linha PROMO está suspensa para comercialização e as passagens com embarque previsto para setembro a dezembro de 2023 não serão emitidas.”
No mesmo texto de aviso, a 123Milhas explica que suas operações se mantêm ativas e que a suspensão é válida somente para a linha PROMO (ou seja, as passagens e pacotes com datas flexíveis), não afetando os demais produtos e serviços comercializados.
A notícia dada pela empresa gerou diversas manifestações e críticas nas redes sociais por parte de consumidores que haviam adquirido as passagens a preços promocionais e que, agora, souberam que não poderiam fazer uso dos bilhetes.
Além da suspensão da emissão, outro fator que gerou diversas reclamações dos clientes é a forma pela qual a 123Milhas informou que ressarcirá os compradores desses pacotes PROMO.
Segundo a companhia, serão devolvidos integralmente os valores pagos, acrescidos de correção monetária, em forma de vouchers, que poderão ser utilizados em novas compras, na própria plataforma, em um prazo de 36 meses.
Em nova postagem nas redes sociais, a 123Milhas reforçou as informações fornecidas anteriormente e acrescentou que a empresa continua empenhada em “atender e dar o devido suporte a todos os clientes da linha PROMO a fim de minimizar os impactos da suspensão da emissão desses produtos.”
No sábado, 19, o Procon-SP informou que, diante das notícias divulgadas pela 123Milhas, deveria notificar a empresa logo nesta segunda-feira, 21, solicitando informações detalhadas sobre a decisão para entender quais os impactos que a medida pode causar e que procedimentos adotar para auxiliar os consumidores eventualmente prejudicados.
Em comunicado, o diretor de atendimento e orientação do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, diz que uma empresa não pode alterar sus regras comerciais de forma unilateral sem oferecer opções ao menos razoáveis aos seus consumidores, ou mesmo alternativas que tenham equivalência com a oferta inicial.
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Ainda, o Procon-SP orientou aos clientes da 123Milhas que entrem em contato diretamente com a empresa para pedir esclarecimentos sobre a situação e que registrem toda essa comunicação. Caso as expectativas não sejam atendidas, a orientação é de que os clientes registrem reclamação junto ao Procon de suas cidades ou estados.
As promoções e ofertas da 123Milhas foram amplamente divulgadas ao público por conta de investimentos ostensivos em marketing feitos pela empresa nos últimos anos.
De acordo com o ranking Agências & Anunciantes, publicado por Meio & Mensagem em maio deste ano, em referência ao ano anterior (2022), a 123 Viagens e Turismo (empresa proprietária da 123Milhas) foi o segundo maior anunciante do Brasil.
Em 2022, a 123Milhas investiu um total de R$ 1,185 bilhão em compra de mídia (espaço publicitário) nos veículos brasileiros de acordo com o Agências & Anunciantes.
No ano anterior (2021), o investimento havia sido ainda maior. Naquele período, a 123Milhas destinou R$ 2,371 bilhões em compra de mídia, angariando a liderança do ranking dos maiores anunciantes do Brasil.
Na edição mais atual do Agências & Anunciantes, a 123Milhas fica atrás apenas da Genomma (dona de marcas como Cicatricure e Asepxia), que investiu um total de R$ 1,556 bilhão em compra de mídia em 2022.
Para efeitos comparativos, a 123Milhas investiu mais em compra de espaços publicitários na mídia em 2022 do que anunciantes como Unilever, Samsung, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil. Veja, abaixo, uma das recentes campanhas da 123Milhas:
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