Comunicação

Trump elogia anúncio da American Eagle e amplia polêmica

Presidente dos Estados Unidos chamou de “quente” a campanha da marca com Sydney Sweeney

i 4 de agosto de 2025 - 14h53

American Eagle polêmica

Atriz Sydney Sweeney estrela campanha da American Eagle (Crédito: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a sua rede social, a Truth Social, nesse domingo, 3, para dizer que a campanha da American Eagle com a atriz Sydney Sweeney é “a mais quente que existe” e que os jeans anunciados pela celebridade estão “voando das prateleiras”.

“Sydney Sweeney, uma republicana registrada, tem o anúncio mais quente que existe. É para a American Eagle, e as calças jeans estão voando das prateleiras. Pegue-os, Sydney! Do outro lado da moeda, a Jaguar fez um anúncio idiota e seriamente “Woke” que é um desastre total, e a empresa está em completo caos”, escreveu o presidente, na rede social, citando a mudança de marca feita pela Jaguar no ano passado.

O envolvimento do presidente é mais uma etapa na polêmica que acabou se formando em torno da recente campanha publicitária da fabricante de jeans, que escalou a jovem atriz como protagonista.

Após o pronunciamento do presidente, as ações da American Eagle haviam subido 19% nesta segunda-feira. O movimento financeiro é diferente da semana passada, quando as ações tiveram queda de 36%.

Lançada em julho, a campanha publicitária trazia como slogan a frase “Sydney Sweeney tem jeans incríveis”. Um dos vídeos da ação publicitária brincava com a palavra jeans, fazendo um trocadilho com “gens” (“genes”, em tradução livre”). Na peça, a atriz, enquanto vestia a calça, dizia que os genes eram transmitidos de pais para filhos, o que determinaria características como a cor dos olhos, do cabelo e até a personalidade.

“Meu jeans é azul”, disse Sweeney, enquanto piscava seus olhos azuis para a câmera.

Assim que a campanha foi lançada, a marca viu suas ações subiram e apostava na popularidade da atriz, famosa por séries como Euphoria e The White Lotus. Nos dias posteriores, no entanto, as críticas começaram  após as pessoas apontarem que o fato de uma mulher branca e loira aparecer elogiando sua genética poderia evocar a teoria racista da eugenia. Além disso, algumas pessoas acharam que as peças publicitárias objetificavam Sweeney. Outros usuários de internet, contudo, elogiaram a campanha com a atriz.

Até o momento, a American Eagle fez um único posicionamento sobre a polêmica em seu Instagram, por meio de um post em que afirma que “sempre foi sobre jeans” e que continuará celebrando quem usar suas peças. Veja:

Enquanto isso, as polêmicas e debates continuam nas redes sociais. Neste fim de semana, a imprensa dos Estados Unidos publicou que Sweeney seria filiada ao Partido Republicano (o mesmo de Donald Trump) desde meados de 2024. Até por isso, o presidente fez a postagem, elogiando a personalidade e a campanha. A atriz não se pronunciou sobre a campanha e as polêmicas.