Unilever quer um mundo mais sustentável
Project Sunlight envolve ações que mostram a importância da conscientização por um mundo melhor
Project Sunlight envolve ações que mostram a importância da conscientização por um mundo melhor
Meio & Mensagem
21 de novembro de 2013 - 1h25
Do ProXXIma
Por Arthur Quezada
Com os problemas que o planeta enfrenta nos dias de hoje, é comum ouvir o questionamento: será que vale a pena colocar um filho no mundo? Com o intuito de responder essa pergunta, a Unilever estreia nesta quarta-feira, 20, uma campanha global de incentivo a sustentabilidade, que mostra de que forma a marca pode ajudar na batalha por um mundo melhor.
A criação da campanha foi coordenada pelos diretores executivos Joaquin Cubria e Ignacio Ferioli e os diretores de criação Matias Lafalla e Ramiro Gamallo, da David Buenos Aires. O trabalho de atendimento e planejamento foi liderado pela Ogilvy & Mather Londres. A produção é da Moxie Pictures, que tem sede em Nova York e escritórios em Los Angeles, Londres e Toronto. O filme foi dirigido por Errol Morris, ganhador do Oscar de Melhor Documentário em 2004, por The Fog of War (Sob a Névoa da Guerra). Além do Brasil, a campanha engloba também os Estados Unidos, Índia, Indonésia e Reino Unido.
A história toda começou quando a Unilever encomendou duas pesquisas para entender os sentimentos dos pais em relação ao futuro de seus filhos, e o impacto de ter filhos na vida dos pais, em diferentes etapas – desde o pré-natal ao final da infância. O primeiro deles, realizado em Londres e Mumbai, buscou entender esperanças e preocupações dos pais em relação aos seus filhos que estão para nascer; já a segunda pesquisa abordou a conexão de ideias entre pais e filhos sobre questões ambientais globais, com foco na vida sustentável.
Como resultado, a Unilever descobriu que as crianças são a chave para motivar os adultos a adotarem estilos de vida mais sustentáveis, e uma poderosa influência para a mudança de hábitos dos pais. Isso porque nove em cada 10 pais entrevistados disseram que o otimismo e o entusiasmo naturais das crianças os inspiram a fazer do mundo um lugar melhor.
Em entrevista exclusiva à ProXXIma, Malu Lopez, diretora de mídia da Unilever, disse que as pesquisas foram o ponto de partida para que a marca iniciasse uma campanha global. “O posicionamento da empresa mostra que nos preocupamos com isso. A pesquisa revelou um caminho para que direcionássemos nossa comunicação nesse sentido”, comenta.
Da pesquisa à pratica
Com essas constatações nas mãos, a Unilever planejou uma das maiores campanhas digitais da marca. Para isso, a companhia desenvolveu um documentário, nomeado “Anthem”, dirigido pelo diretor vencedor do Oscar, Errol Morris, que mostra a importância das ações imediatas sustentáveis para se colher frutos no futuro.
Além disso, no Brasil, a marca coloca em prática uma campanha no Twitter com 10 celebridades, chamando a atenção dos fãs para o filme. No último domingo, os famosos Felipe Andreolli, Fernanda Paes Leme, Fernanda Pontes, Fernanda Souza, Fiorella Matheis, Giovanna Lancelotti, Patricia Maldonado, Samara Felippo, Sérgio Marone, e Tata Weneck mudaram suas fotos para uma imagem iluminada por raios de sol. Nesta quarta-feira, dia 20, todos convidarão seus seguidores para ver o vídeo com a hashtag #futuromelhor.
Simultaneamente ao lançamento do vídeo, outras duas ações acontecem. A primeira delas acontece na Maternidade Santa Joana, em São Paulo, onde um vídeo será produzido com depoimentos das novas mamães sobre quais são seus medos e desejos para seus filhos, recém-nascidos. O resultado final será postado nos canais da Unilever nas redes sociais e no canal do projeto no YouTube. A outra ação acontece na manhã de quarta-feira, em um café da manhã com blogueiros e influenciadores online no espaço Chácara Santa Cecília.
Interação com internautas
A partir desta quinta-feira, 21, a marca coloca em destaque o “Project Sunlight”, uma estratégia que contempla uma interação online com os consumidores no site do projeto. A ideia é reunir as histórias dos projetos sociais das marcas da Unilever ao redor do mundo, e mostrar aos consumidores como eles podem se envolver com as várias atividades.
Para Malu, é uma oportunidade de apoiar uma causa e mostrara aos consumidores esse lado da Unilever. “Nós já estamos por dentro de diversos projetos e fazemos parte de parcerias em prol da sustentabilidade, traremos agora os consumidores para o nosso lado”, enfatiza.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima