Volkswagen quer mostrar seu valor
Em momento desafiador para o setor automotivo, marca alemã lança campanha integrada para mostrar o custo benefício de seus carros
Em momento desafiador para o setor automotivo, marca alemã lança campanha integrada para mostrar o custo benefício de seus carros
Luiz Gustavo Pacete
15 de julho de 2015 - 8h27
O mercado automotivo acumulou uma queda de vendas de 20,7% no primeiro semestre deste ano. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados 1.318.985 veículos, entre janeiro e junho, pior resultado para o período desde 2007. Neste contexto, e diante de projeções futuras nada animadoras, a Volkswagen estreia uma nova campanha integrada de varejo nesta quarta-feira 15. Criada pela AlmapBBDO, a ação tem como principal objetivo mostrar o custo benefício dos carros da marca e garantir ao consumidor que o investimento em um Volkswagen vale a pena.
O principal mote é “volkswagen#vale” e será utilizado em anúncios impressos, website, peças digitais, spots de rádio, mídia exterior e ponto de venda, além de um vídeo para TV. De acordo com Leandro Ramiro, gerente-executivo de marketing da Volkswagen do Brasil, a empresa reconhece que não é o momento de o consumidor correr riscos ao investir e que o respeito ao dinheiro dos clientes. “A campanha destaca a importância de o cliente fazer o seu dinheiro valer mais investido em carros que tenham motores eficientes, com três anos de garantia total, baixo custo de manutenção, valor de revenda e outros”, diz Ramiro.
Essa alteração no tom de comunicação da marca está relacionada não só ao momento econômico, mas também à mudança no comportamento do consumidor que está mais exigente. “Ele não quer apenas um modelo importado, quer uma tecnologia global e como conhecemos muito bem o perfil do consumidor brasileiro temos isso a oferecer”, diz Ramiro. Segundo o executivo, o mote ‘volkswagen#vale’ será adotado para todas as campanhas futuras” O executivo não fala em uma meta direta que a campanha pode trazer, mas acredita que o grande feito de trazer aos clientes às concessionárias e ajudar na formação de opinião da compra de um automóvel já será um resultado positivo.
Batalha da comunicação
Preço, ponto de venda e varejo têm sido elementos importantes para as marcas de automóveis em 2015 que estão adotando tons em suas ações de varejo que remetem ao custo-benefício. Em campanha recente, a Fiat trouxe celebridades como Pedro Bial para ressaltar a do carro como um investimento de longo prazo. Desde o ano pasasado, o presidente da General Motors, Santiago Chamorro, apareceu pontualmente em algumas campanhas convidados os clientes a visitarem as concessionárias. Nessa disputa, ter o cliente por perto para um simples café pode fazer a diferença.
Assista ao vídeo:
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