WPP prevê crescimento mais lento em 2017

Buscar

WPP prevê crescimento mais lento em 2017

Buscar
Publicidade

Comunicação

WPP prevê crescimento mais lento em 2017

Receita da holding em 2016 atingiu US$ 19,4 bilhões


3 de março de 2017 - 16h45

Por Emma Hall
Do Advertising Age

Sir-Martin-Sorrell-Destacada

Martin Sorrell, CEO do WPP (Crédito: Divulgação)

De acordo com relatório financeiro divulgado pelo WPP, a holding encerrou o ano de 2016 com um aumento de 3% na receita. Sem considerar as aquisições realizadas pela companhia, a receita total corresponde a US$ 19,4 bilhões. Os lucros antes de impostos somaram US$ 1,8 bilhões.

No quarto semestre, porém, os lucros entraram de forma mais lenta, resultando em um avanço de 0,5%. No mesmo período, as concorrentes Omnicom e Interpublic cresceram 3,6% e 5,3%, respectivamente.

De acordo com o presidente, 2017 teve início mais lento em relação ao mesmo mês no ano anterior, com receitas em 1,5%.

Durante apresentação em Londres na sexta-feira, 3, o CEO Martin Sorrell disse que “market share por market share” não é o foco do WPP, referindo-se à conta da Volkswagen, que passou da Mediacom, agência da holding, para o Omnicom em junho passado. “Em pitches de mídia você pode adotar duas estratégias distintas. Você pode dizer ‘isso é o que pensamos que podemos fazer’ ou prometer algo que não consegue fazer, mas o cliente não vai ser capaz de descobrir o que vai acontecer. Ou pode dizer que não pode participar, como fizemos no caso da Volskwagen, em um leilão online”, declarou. A questão do leilão online, explicou ele, é que os participantes não sabiam qual era o preço da moeda. “Então você está participando às cegas. O WPP fez isso por 19 anos, tem sido auditada todos os anos e tem sido informada de que estamos precificando da forma correta – nesse caso, o leilão online está perguntando o que você está preparado para descontar”.

Sorrell também falou sobre linhas estendidas de crédito. “Há clientes que pedem 180, 120, 90 dias de crédito. Historicamente, a norma é de 45 dias. Sabemos que um cliente da Aegis, na Espanha, recebeu dois anos de crédito. Não somos um banco. Não somos uma companhia de seguros e não achamos certo que os clientes escolham agências com base em suas habilidades como bancos e seguradoras”.

Em relação ao crescimento expressivo do Interpublic, Sorrell reforçou que seu grupo foca em vendas líquidas, e não em receita. “Não temos a tendência de pegar negócios sem perspectiva de lucro mesmo que nos ofereçam volumes muito grandes. Isso nos leva de novo à pergunta sobre qual é a métrica na qual devemos nos concentrar como analistas – receita ou vendas líquidas? E você sabe qual é a nossa resposta”. De acordo com o presidente, 2017 começou lento, com as receitas em 1,5% em relação ao mesmo mês no ano anterior.

O presidente também falou que é preciso levar a sério a concorrência de consultorias como Accenture e Deloitte. “A Accenture quer construir a maior consultoria de internet do mundo. Essa é uma empresa muito substancial. E a Deloitte é nossa auditoria, a quem pagamos US$ 30 milhões por ano e está competindo com a gente. A McKinsey também, mas trabalhamos juntos. Não acho que a ameaça é tão grave quanto comentam, mas está aí”.

Sobre Trump, Sorrell declarou que está claro que a administração do presidente norte-americano é mais favorável aos negócios e pró-crescimento do que o governo de Obama. “Independentemente do que se pense sobre outros aspectos. O importante é saber se a implementação dessas políticas será eficaz”, opinou.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Galvão Bueno, Tatá Werneck e streamers estrelam campanhas de marcas como Jeep, Citröen e Tupi

  • Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Holding encerra primeiro trimestre com queda de 1,6% na receita orgânica, resultado que estava, segundo o CEO, dentro do esperado