Conar adverte Bombril por esponja Krespinha

Buscar

Conar adverte Bombril por esponja Krespinha

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar adverte Bombril por esponja Krespinha

Dois meses depois do produto ter gerado críticas nas redes sociais e ter saído de circulação, Conselho de Ética determina advertência à empresa


19 de agosto de 2020 - 11h56

(Crédito: Reprodução)

Dois meses depois de ter gerado uma grande polêmica nas redes sociais – que levaram a Bombril a anunciar o fim da produção da esponja – o caso da Krespinha foi julgado pelo Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Por unanimidade, os conselheiros do Conar determinaram a sustação da mensagem publicitária referente ao produto e advertiu o anunciante.

Em junho, a esponja de inox, lançada na década de 1950, se tornou assunto nas redes sociais e gerou muitas críticas à Bombril pelo fato de um anúncio publicitário antigo do produto usar como ilustração a imagem de uma garotinha negra, fazendo uma alusão entra a esponja e o cabelo da menina. O termo #BombrilRacista foi um dos mais postados nas redes sociais naquele dia.

No mesmo dia das críticas, a Bombril publicou em suas redes sociais um posicionamento sobre o assunto, informando que decidiu retirar a “Krespinha” de seu portfólio de produtos. A marca esclareceu que não se tratava de relançamento, mas sim de um produto que fazia parte da lista de produtos da companhia há 70 anos, fato que, segundo a empresa, não diminuía sua responsabilidade.

“Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores. E função disso, vamos rever toda a comunicação da companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.”, divulgou a empresa, em junho.

O Conar, na época, abriu um processo para avaliar o caso, que foi julgado pelo conselho de ética nesta semana.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Em campanha global, Levi’s celebra a dança como meio de expressão

    Peça "A Pista é Sua", da plataforma Live in Levi's, visa incentivar engajamento com a cultura e diferentes formas de expressão

  • Campanhas da Semana: momento de celebração

    Campanhas da Semana: momento de celebração

    Betncional celebra carreira de Vini Jr., com a música “O Vencedor”, de Thiaguinho, e Hersheys incentiva que as pessoas deem barras para comemorar a Páscoa