TCU mantém restrição para campanhas digitais do governo

Buscar

TCU mantém restrição para campanhas digitais do governo

Buscar
Publicidade

Comunicação

TCU mantém restrição para campanhas digitais do governo

Decisão determina que o governo cesse a veiculação de publicidade em sites e canais estranhos ao público-alvo das peças


27 de agosto de 2020 - 18h28

(Crédito: NordWood Themes/ Unsplash)

O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou um recurso movido pelo governo e manteve a decisão que determina que o Ministério das Comunicações cesse o direcionamento de campanhas publicitárias em sites e canais estranhos ao público-alvo das peças. A sessão virtual foi realizada no dia 12 de agosto, mas o acórdão foi publicado apenas nesta quinta-feira, 27.

A decisão cautelar do ministro Vital do Rego aconteceu em julho e responde a uma representação feita pelo Ministério Público Federal junto ao TCU no último mês de maio. Na ocasião, o subprocurador-geral do Tribunal de Contas da União, Lucas Furtado, solicitou que o órgão investigasse as despesas publicitárias do Governo Federal, especialmente com a campanha da PEC da reforma da Previdência, veiculada em 2019.

O documento relacionou supostos indícios de irregularidades na veiculação das peças. O pedido ao TCU mencionou anúncios do governo em páginas que divulgam resultado do “jogo do bicho”, “sites divulgadores de fake news e desinformação” e “mídias alinhadas politicamente”. No dia 3 de junho, um relatório produzido pela CPI das Fake News apontou que o Governo Federal teria investido dinheiro público para veicular aproximadamente dois milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam as características acima.

No mesmo dia, o chefe da Secom, Fábio Wajngarten, e o secretário de Publicidade, Glen Valente, convocaram uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto. A explicação do governo é que que a agência contratada para produzir as peças de publicidade teria utilizado mídia programática, por meio da plataforma AdSense, do Google, para distribuir a veiculação no ambiente digital.

Na época, o Google se posicionou sobre a questão por meio de uma nota oficial. No texto, a empresa diz que a empresa tem políticas contra conteúdo enganoso em suas plataformas e trabalha para destacar conteúdo de fontes confiáveis. A companhia mencionou ainda que entende que os anunciantes podem não desejar seus anúncios atrelados a determinados conteúdos, mesmo quando eles não violam as políticas do Google e, por isso, oferece controles que permitem o bloqueio de categorias de assuntos e sites específicos na hora de anunciar as campanhas.

Nas últimas semanas, a utilização de mídia programática, via Google ou outras plataformas, têm gerado debates e reflexões. Principalmente, após o perfil Sleeping Giants Brasil, no Twitter, cobrar publicamente um posicionamento das marcas que anunciam de maneira automática em sites que promovem o discurso de ódio ou fake news.

Crédito da imagem de topo: piranka/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia