Super Bowl traz o melhor da publicidade dos EUA

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Super Bowl traz o melhor da publicidade dos EUA

Audi, Bud e Volkswagen têm os melhores comerciais. Confira todos aqui


4 de fevereiro de 2013 - 8h34

O Super Bowl, realizado na noite deste domingo, 3, teve três grandes shows: o de Beyoncé, no intervalo do jogo, o de Baltimore Ravens e San Francisco 49ers em campo (no emocionante 34 a 31 decidido nos segundos finais a favor do primeiro), e o das agências norte-americanas, que capricham nos comerciais veiculados durante o evento e tentam mostrar o seu melhor diante do público e, claro, do próprio mercado publicitário.

O espaço publicitário avaliado em quase US$ 4 milhões por 30 segundos costuma atrair grandes marcas, mas também outras não tão conhecidas do público brasileiro. Em comum, o objetivo de causar impacto em um público que será superior a 100 milhões de pessoas, multidão que nenhum outro programa da TV americana é, de longe, capaz de reunir. Isso, sem mensurar o buzz online. No Super Bowl, afinal, a publicidade é tão esperada pelo público quanto o próprio jogo.

Uma característica típica dos comerciais para o evento é a busca dos anunciantes pelo aspecto emotivo, o que torna os comerciais do Super Bowl verdadeiras peças de entretenimento. O humor está presente em uma parte considerável dos spots, mas outros sentimentos também ajudam a variar o mix dos comerciais. Por isso, é no intervalo do Super Bowl que acontece o grande show da publicidade norte-americana.

Confira uma seleção com os cinco melhores comerciais, segundo levantamento do Wall Street Journal (o resultado foi obtido logo após o jogo, e é possível que haja variações ao longo dos dias):

1) Um dos comerciais mais emocionantes envolveu o cavalo da raça Clydesdale, de Budweiser. A peça mostra a história da amizade entre um homem e o mascote.

 

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 2) O filme conta a história de um garoto que, com as chaves do Audi de seu pai, sai com toda a animação para curtir a noite. O final foi escolhido pelo público em votação.

 3) Dona dos naming-rights do estádio onde se disputou o Super Bowl, a Mercedes-Benz divulgou seu novo sedan CLA, com destaque para a trilha "Simpathy for the devil", dos Rolling Stones, além da presença dos astros Usher, Kate Upton e Willem Dafoe.

 4) O ator Dwayne "The Rock" Johnson corre atrás do leite matinal. Foi a cota de bom-humor dentre os comerciais mais populares.

 5) Um dos comerciais polêmicos do Super Bowl, pois mostrava pessoas de pele branca falando como jamaicanos. Alguns apontaram racismo, mas entidades ligadas à comunidade jamaicana não enxergaram a questão dessa maneira.

 Efeito-apagão

Um fenômeno interessante ocorreu após o inesperado “apagão” das luzes do estádio em New Orleans, mostrando que algumas marcas casaram bem suas estratégias para televisão e internet. O caso mais relevante foi de Oreo, que postou em sua conta de Twitter: “Acabou a força? Sem problemas, você pode continuar atirando no escuro”. A mensagem foi retuitada cerca de 10 mil vezes em uma hora. A frase foi criada e aprovada em questão de minutos, de acordo com Sarah Hofstetter, presidente da 360i, agência digital do anunciante, afirmou ao AdAge.

Confira abaixo todos os comerciais do Super Bowl de 2013. Há de tudo um pouco, como a presença do artista sul-coreano Psy, provocação da Samsung à Apple, comercial de Coca-Cola com final decidido pelo público, peça de Doritos criada pelo consumidor e uma briga generalizada proporcionada por Oreo:

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