Com Google, Samsung inaugura nova categoria

Buscar

Com Google, Samsung inaugura nova categoria

Buscar
Publicidade

Marketing

Com Google, Samsung inaugura nova categoria

Companhia apresentou nesta quarta-feira 12 o Chromebook, um híbrido entre notebook e tablet; produzido no Brasil, ele sairá por R$ 1.099


12 de fevereiro de 2014 - 3h27

“Não é notebook. Não é tablet” diz a Samsung sobre o Chromebook , lançado nesta quarta-feira 12. O produto, resultado de parceria da companhia sul-coreana com o Google, promete ser um pouco de cada coisa, unindo o melhor dos dois mundos.

Na aparência, ele é um notebook, mas segundo Tony Firjam, diretor de vendas da Samsung, trata-se de um equipamento que une a inteligência e produtividade do notebook aos itens de entretenimento, conectividade e mobilidade de um tablet.

Outro ponto forte é o fato de ele próprio manter aplicativos e sistema operacional atualizados; o usuário não precisa também se preocupar com manutenção de antivírus. “É um produto simples, rápido e seguro”, afirmou Firjam.

O Chromebook é fino, pequeno e sua bateria dura sete horas – a ideia é que a pessoa o leve carregado pela manhã, utilize o dia todo e recarregue à noite. Ele tem armazenagem de dados na nuvem e 100 GB grátis no Google Drive pelo período de dois anos.

O equipamento que chega ao varejo hoje, ao preço de R$ 1.099, é fabricado no Brasil, na fábrica da Samsung em Campinas (SP) e tem teclado em português. Inicialmente, sua distribuição estará restrita às lojas da Samsung e as que a marca possui dentro de outros varejistas, que totalizam cerca de 300 pontos de venda, e no e-commerce.

Para Tony Firjam, o público potencial do aparelho é do tamanho do público consumidor de notebooks e tablets, que hoje gira em torno de sete, oito milhões de aparelhos em cada segmento (sendo que os tablets devem superar os notebooks este ano, segundo o executivo). Mas a Samsung aposta em um segmento para o qual o Chromebook pode ser particularmente atraente: estudantes. Isso porque ele permite a realização de trabalhos, pesquisas, a conexão entre pessoas de um mesmo grupo e todo o entretenimento dos tablets, que atrai os jovens.

Líder em notebooks, celulares e smartphones no mercado brasileiro, segundo dados da GfK, de dezembro de 2013, a Samsung considera-se em 2014 pioneira no que chama de “a nova era pós-PC”. E tem alta expectativa de vendas do Chromebook no mercado local um vez que nos Estados Unidos, em 2013, ele já representou 21% das vendas de computadores portáteis.

Comunicação

O desafio da Samsung e do Google será fazer o consumidor olhar para algo que não difere de um notebook e entender que ele é outro equipamento. Para isso os esforços de comunicação do novo produto, segundo Paula Costa, diretora de marketing IT e Mobile da Samsung, estarão concentrados em orientar o consumidor, na venda assistida e em treinamento.

O meio digital será, claro, o mais utilizado, com as mídias do Google e outros canais, com conteúdos elaborados pela Sapient Nitro. “Também faremos road shows em mais de 50 universidades das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste”, afirmou Paula Costa.

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas