Os híbridos da era da computação cognitiva

Buscar

Os híbridos da era da computação cognitiva

Buscar
Publicidade

Marketing

Os híbridos da era da computação cognitiva

IBM School, projeto da IBM Brasil para estudantes, discutiu o impacto da inteligência artificial para o marketing. As mudanças já estão acontecendo, mas os profissionais e as empresas precisam de mais preparo e poder de adaptação para um futuro em que os dados serão interpretados por um sistema inteligente


14 de agosto de 2015 - 5h20

wraps

A figura do centauro, ser mitológico metade humano e metade cavalo, foi a forma encontrada para cristalizar uma dúvida que perpassou o debate da primeira edição da IBM School, projeto da IBM Brasil para estudantes de graduação e pós-graduação que visa discutir o impacto da tecnologia sobre as profissões. O evento, realizado na noite da quinta-feira 13, na IBM, em São Paulo, teve como tema a inteligência artificial e o marketing. Entre as diversas questões trocadas entre os participantes e a plateia, havia a pergunta sobre o quanto estamos preparados para a computação cognitiva, em que sistemas são capazes de interpretar dados e raciocinar em cima deles. A conclusão é que precisamos ser híbridos, como o centauro, que mistura força e inteligência. Não se sabe quanto o marketing será afetado, mas o profissional da área, como é conhecido hoje, certamente terá de reunir muito mais habilidades. Será preciso capacidade de adaptação. Afinal, a inteligência artificial poderá personalizar informações aplicáveis para uma ampla variedade de processos, em larga escala. Como lidar com isso?

O debate reuniu Beth Saad, professora e coordenadora do curso de comunicação digital da USP; Edney Souza, consultor de marketing, professor de redes sociais na ESPM, organizador da Social Media Week São Paulo e conhecido também como Interney; e Gustavo Reis, gerente de marketing e mídia da Tecnisa e professor de marketing do MBA da ESPM. Com coordenação de Mauro Segura, diretor de marketing e comunicação da IBM, o painel teve ainda participações dos estudantes (e profissionais já estabelecidos no mercado) Edu Vasques (Grupo TV1) e Fábio Sabba (Uber). Além disso, contou com uma palestra de Fábio Scopeta, que lidera a área de computação cognitiva da IBM no Brasil e na América Latina, responsável pelo Watson, o famoso sistema de inteligência artificial desenvolvido pela IBM.

Watson

Scopeta foi o primeiro a se apresentar, exatamente para explicar o conceito de computação cognitiva. Segundo ele, há apenas três eras tecnológicas: a das máquinas tabuladoras (que só sabiam contar e que foram importantes para a realização de censos, por exemplo), a da computação programável (em que as máquinas são programadas para resolver problemas mais complexos, que é o momento atual), e agora a computação cognitiva ou inteligência artificial. Isso significa um sistema que aprenda, que seja capaz de raciocinar. “Não tem nada a ver com Skynet”, brincou, referindo-se ao filme O Exterminador do Futuro.

Quando se fala em computação cognitiva, esclareceu, não se trata de uma tecnologia que viria para substituir humanos em tarefas que eles não queiram fazer. “É a ampliação do nosso poder cognitivo”, afirmou. Como Scopeta observou, ficamos bons em gerar informações. Em dois anos, duplicamos a quantidade de dados até então produzidos pela humanidade. Para processar tudo isso, um sistema computacional é essencial. Mas é necessário mais do que isso para que essas informações sejam entendidas, personalizadas e aplicadas para diferentes situações. A indústria da saúde foi a primeira a procurar a IBM para poder trabalhar com o Watson, um sistema em nuvem que pode rodar em aplicativos pessoais ou num grande banco.

Existem três características básicas que definem a computação cognitiva:

1. Ele precisa entender a linguagem natural – toda empresa de tecnologia tem um sistema para interpretar palavras. Mas a mensagem não está contida somente em vocábulos. Está também na expressão facial, no tom da voz e mesmo no contexto em que foi transmitida. Esse é um dos maiores desafios do Watson.
2. Ele precisa aprender sozinho ou por meio de interações.
3. Ele precisa ter a capacidade de gerar hipóteses, de encontrar padrões.

O alimento da inteligência artificial é o big data e a força de um sistema cognitivo é entender a informação de forma estruturada. Scopeta contou que o Watson tem cerca de 30 capacidades. Uma delas é o Personality Insights, que traça aproximadamente 50 atributos de uma personalidade de com acordo com um texto escrito por essa pessoa. “Isso significa comunicar-se da maneira mais apropriada com o consumidor”, completou Scopeta.

wraps

Efeitos sobre o mercado

Depois da apresentação sobre computação cognitiva, foi a vez do debate sobre o futuro do marketing diante desse cenário em que a inteligência artificial se tornaria mais uma ferramenta para vender, comunicar, inovar. A primeira pergunta foi se os profissionais estão se preparando da maneira certa. A seguir, trechos do painel, que compreendeu distintos aspectos do efeito das transformações tecnológicas sobre o mercado de comunicação.

MUDANÇA DO PROFISSIONAL

Beth Saad – “A computação cognitiva vai entregar um planejamento muito melhor. Mas o que tem de mudar é o modo de olhar o resultado que sai da máquina. Você tem de mudar o profissional. É preciso ser resiliente, ter a capacidade de adaptação ao meio”

Gustavo Reis – “A comunicação é premissa para qualquer tipo de atividade. O profissional de marketing vai ter de acrescentar novas especialidades. Vai ter de ser híbrido”

Beth Saad – “A partir de ferramentas como o Watson, podemos identificar o comportamento do consumidor para a marca. Mas isso é mais quantitativo, não qualitativo. Hoje a gente tem de ensinar o profissional a fazer perguntas. Nós, acadêmicos, não estamos ensinando os alunos a perguntar”

Edney Souza – “Tem uma nova profissão, o growth hacker, que visa o crescimento de base de seguidores, de leads qualificados, de métricas. Tudo com o objetivo de virar negócio. No Vale do Silício, ele é muito baseado em teste. Vou experimentar uma técnica, então, pego um valor menor para testar aquilo. Se der certo, aí aplico um valor maior”

Gustavo Reis – “Existem diversos especialistas. Mas nesse mundo da hiper especialização, vejo carência de quem entende de negócio”

Edney Souza – “Muitos profissionais de tecnologia entendem de negócios. Alguns acabam se tornando profissionais de marketing, mas com zero skill de marketing. Para desenvolver software de pagamento de cartão de crédito é preciso entender o básico do negócio. Mas às vezes o cara de marketing e o de tecnologia estão trabalhando só em processos” 

Fabio Sabba – "Não acho que o emprego vai acabar. O business vai mudar, mas vagas vão aparecer em outros lugares. Surgirão outras demandas"

wraps

EDUCAÇÃO

Gustavo Reis – “Usamos mapas antigos para caminhos novos. Não sei se a profissão que temos hoje vai existir daqui a alguns anos. A mudança da tecnologia muda os perfis das profissões. As escolas dão aulas de BI?”

Edney Souza – “O que eu ensino na pós deveria ser dado na especialização”

Beth Saad – “Nesse sentido, não vejo perspectiva de mudança tão cedo. O ideal seria uma formação generalista com uma duração mais curta e, então, uma especialização. Na universidade pública, a gente faz mal algo que deveria fazer mais: pesquisa. Precisamos devolver isso para a sociedade de modo aplicável”

Gustavo Reis – “O problema é que algumas escolas são empresas. Mas há empresas que são escolas. A gente tem de melhorar as competências dentro das empresas”

Edney Souza – “Vejo que em algumas empresas os profissionais acabam lendo que uma métrica é a melhor métrica e passam a querê-la. Só que muitas vezes eles não entendem como funciona isso. Há também uma ignorância corporativa. Questionar faz diferença. Universidades e empresas são importantes. Mas precisamos também dos autodidatas”

Edu Vasques – "Quando falamos de empresas, falamos de dinheiro. Nem sempre a melhor educação será fornecida pela corporação. O Google tem seus interesses. O Facebook também. Há muita briga de protocolos. Acho que é preciso lembrar disso"
 

wraps

PERSONALIZAÇÃO
Edney Souza – “É possível fazer uma campanha individualizada, sim. Mas a maioria dos produtos hoje não é individualizado”

Gustavo Reis – “A personalização é algo que existe há tempos. Em qualquer cidade do interior, o dono da vendinha sabe muito do seu cliente. Isso é personalização. Mas com a computação cognitiva estamos falando de escala. As pessoas podem não querer tudo 100% personalizado. Porém há empresas que já trabalham dentro de um consumo mais específico. A série House of Cards foi criada pela Netflix com um olhar voltado para sua base de assinantes. Ela sabia quais eram os temas e os atores que poderiam ser blockbusters. Por meio da mídia programática a internet já tem essa capacidade. Os meios tradicionais têm de estar preparados ou caminhar para fazer uma entrega mais nesse sentido”

Edney Souza – “Fala-se muito do influenciador. Ele faz parte de uma campanha de mídia social. Ele é padrão de referência de produção de conteúdo. Mas as formas de encontrar esses influenciadores são muito primárias. Neymar é, claro, um influenciador. Mas existem micro-influenciadores. No futebol, poderia ser um técnico, um blogueiro ou um cara do Cartola. Numa estrutura de computação cognitiva, poderemos entender as subculturas. Identificar esses outros influenciadores será default”

Gustavo Reis – "É um erro associar influenciador com personalidade. A inteligência artificial ajudará a definir melhor essas pessoas. De algum modo, já podemos fazer isso, mas não em grande escala. E as empresas precisam vender em escala"

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também