Conexões com propósito

Buscar
Publicidade

Marketing

Conexões com propósito

Pesquisa TIP, feita pela Ana Couto Branding e pela Officina Sophia, aponta que 67% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos de empresas com as quais compartilham valores e crenças


17 de maio de 2016 - 11h41

Os consumidores estão cada vez mais em busca de conexão com as marcas. A constatação é da pesquisa TIP (Transparência, Inspiração e Propósito), que nasceu de uma parceria entre a Ana Couto Branding e a Officina Sophia. O objetivo do estudo é colocar em pauta o novo papel que as marcas possuem na sociedade contemporânea. “Marca é o que reflete essa construção de valor, é o que faz com que as pessoas estejam dispostas a pagar mais por seus serviços e produtos porque os valorizam”, explica Ana Couto, CEO da Ana Couto Branding.

De acordo com a pesquisa, os entrevistados já conseguem identificar duas formas diferentes de relacionamento com as marcas. A primeira, com foco apenas em vender o produto final (chamada como geração 1 no estudo), e a segunda, fruto da combinação entre a preocupação da venda e a fidelização dos clientes (geração 2).

A terceira maneira de relacionamento (geração 3) ainda não é muito clara para os entrevistados, principalmente para os da classe C. Mas eles já entendem que existe algo a mais do que venda, fidelização e encantamento. Nesta categoria de relação, o lucro está longe de ser a única ou principal razão de existir das empresas.

Para Ana Couto, o terceiro tipo de relacionamento trata-se de uma nova forma de pensar o negócio, com muito mais consciência dos seus impactos sobre o mundo e de suas relações com os diversos stakeholders.

Setores

Quando expostos aos três tipos de relacionamento, os segmentos de telecomunicação e saúde lideram o ranking de marcas que se conectam somente pela relação de compra e venda. Já os setores de varejo e beleza ficam nas primeiras colocações entre as marcas que se conectam aos clientes por meio de encantamento e fidelização. Na terceira, o mercado de tecnologia é o que mais se conecta a partir de um propósito em comum como valores e crenças.

Com base nisso, 67% dos entrevistados disseram estar muito dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum e se dispõem a pagar mais por isso, já que enxergam valor real nessa aquisição. A predisposição para comprar ou recomprar qualquer produto que esteja na primeira forma de relacionamento diminui, assim como a predisposição de pagar os valores atuais de produtos dessas marcas.

Dentre os entrevistados da geração Z, jovens de 18 a 24 anos, 68% afirmaram que estão dispostos a trocar as marcas com que se relacionam hoje por outra que esteja na terceira forma de relacionamento e pagariam até 15% a mais por elas.

A íntegra desta entrevista está publicada na edição 1710, de 16 de maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia