O que o Botafogo ganha com Felipe Neto (e vice-versa)

Buscar

O que o Botafogo ganha com Felipe Neto (e vice-versa)

Buscar
Publicidade

Marketing

O que o Botafogo ganha com Felipe Neto (e vice-versa)

Junto com seu irmão, youtuber expõe marca de coxinhas nas camisas dos jogadores e ajuda a aumentar o desempenho digital do clube


28 de novembro de 2017 - 11h33

No jogo pela série A do Campeonato Brasileiro, na noite desta segunda-feira, 27, o Botafogo não levou a melhor sobre o Palmeiras, perdendo de 2 a 0. A partida, no entanto, teve algo interessante para quem acompanha ações de marketing: a parceria entre o clube e a marca dos irmãos youtubers Felipe e Luccas Neto. Anunciada na sexta-feira passada, 24, a parceria contemplava a exposição da marca de coxinhas dos youtubers e uma série de ações integradas entre os canais dos Netos e do clube. Com a ação, o YouTube do Botafogo teve uma alta de 78% em audiência desde a partida, segundo o Globo Esporte.

Chico Barney, sócio e diretor de desenvolvimento de conteúdo da Agência 301, lembra que o fato de Felipe Neto vender camisas do Botafogo em seus quiosques de coxinhas e apoiar o clube tem potencial suficiente para criar uma nova geração de botafoguenses. “Foi um jeito bastante criativo de chamar a atenção para o lançamento da loja de coxinhas dos Irmãos Neto. Com a força do público dos dois, e a relevância do Botafogo na cultura popular brasileira, o fato conseguiu ultrapassar o oba-oba da base de fãs e chegou ao centro de discussão de gente que não conhecia, não gosta ou não consome o conteúdo do Felipe Neto”, diz Barney.

“A camisa do Botafogo com o logo do Felipe Neto é, no final, uma ação de marketing para fãs mais ardorosos. Parece-me o mesmo raciocínio de uma Companhia das Letras quando lança um livro da Kéfera. E não tem rigorosamente nada de errado nisso. Se existem livros e camisetas “laureados” pela marca Star Wars, por que não haveria de existir com a chancela do Felipe Neto e outras figuras que movimentam o showbiz nacional?”, afirma.

Para Raphael Pinho, sócio-diretor da Spark, empresa especializada em marketing de influência, o exemplo de Felipe Neto patrocinando um clube de futebol mostra como esse mercado tornou-se uma indústria. “Os creators são pessoas autônomas, empreendedoras, mas que hoje, em muitos casos, já possuem uma estrutura por trás do trabalho deles com suporte e conhecimento. O fato de um youtuber patrocinar um time mostra justamente a proporção e relevância desta indústria, como uma realidade da nova economia.” afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira