Campari cria série de ativações pelos 100 anos de Negroni
Calendário de comemoração do aniversário do drinque inclui participação na primeira edição do Bar Convence Brasil e criação de uma réplica do bar Camparino, onde a marca nasceu há 160 anos
O aniversário de 100 anos do drinque Negroni será mote de uma série de eventos comemorativos da Campari, que pretende apresentar aos consumidores uma imagem versátil da bebida. Nos dias 17 e 18 de junho, a companhia estará na primeira edição do Bar Convence Brasil, evento realizado tradicionalmente em Berlim, que reúne a indústria de destilados e os profissionais da coquetelaria.
A conferência, que acontecerá no Expo Barra Funda, em São Paulo, é organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado e pretende atrair 80 expositores e três mil empresários do segmento. Nesse ambiente, a Campari construirá uma réplica do bar Camparino, local onde a marca foi criada há 160 anos.
Também em junho, a companhia promoverá a Negroni Week. A ativação, que acontecerá dos dias 24 a 30, convida bartenders de todo o mundo a se inscrevem no site do evento e produzirem releituras do drinque. Na última edição da Negroni Week Brasil, 150 bares participaram do evento. A ação também se conecta com os propósitos de responsabilidade social da companhia. O valor das inscrições é revertido para 40 instituições apoiadas pela marca. Em 2018, o evento arrecadou cerca de US$ 500 mil no mundo.
A diretora de marketing da Campari Brasil, Daniela Paula, explica que todas as entidades ajudadas se relacionam com o meio gastronômico e da coquetelaria. “Nós buscamos apoiar instituições que façam sentido com o universo da Campari”, comenta.
Comunicação
Para ajudar a contar a história da marca, a companhia trará ao Brasil o bartender italiano Luca Pichi, autor do livro Negroni Cocktail, uma lenda italiana, um dos únicos profissionais a ter acesso aos papeis originais sobre a receita de Campari, que ainda é secreta. Aliado aos eventos, Campari também estreia no segundo semestre sua nova campanha digital Descubra seu lado red, assinada pela Purple Cow.
Segundo Daniela, a proposta da campanha é convidar os consumidores a sair do óbvio e experimentar novas versões da bebida. O mote da ação está em linha com a proposta da marca de ampliação de público nos últimos anos. A diretora de marketing atribui esse movimento à versatilidade da bebida, que pode ser consumida pura ou na composição de drinques, o que viabiliza o contato com diferentes segmentos de consumidores.
A programação de ações de Campari começou, ainda em fevereiro com o lançamento do curta metragem Red Diaries, do diretor italiano Matteo Garrone. A criação é da J. Walter Thompson Milão. A marca também participou do festival MecaInhotim, em maio, com ativações que se conectavam à proposta multicultural do evento.