Transformação digital impõe desafios a PMEs

Buscar

Transformação digital impõe desafios a PMEs

Buscar
Publicidade

Marketing

Transformação digital impõe desafios a PMEs

Limitações no orçamento e falta de conhecimentos técnicos são as maiores dificuldades para esse perfil de empresa no Brasil, aponta Instituto Gartner


11 de dezembro de 2019 - 6h00

O Instituto Gartner lança nesta quarta-feira, 12, através de seu braço Capterra, uma plataforma de softwares B2B, uma pesquisa que analisa o estágio da transformação digital em pequenas e médias empresas brasileiras. O levantamento online ouviu, em novembro, 288 profissionais responsáveis pelo gerenciamento de PMEs em todo o País. Segundo o estudo, 25% das pequenas e médias empresas brasileiras encaram a transformação digital como um de seus principais desafios de negócio. Apesar disso, 95% dos entrevistados dizem já ter iniciado esse processo em suas empresas.

Os maiores empecilhos, no entanto, são o orçamento e a falta de capacitação técnica. Para 35% dos profissionais consultados, o orçamento é o maior obstáculo. A pesquisa também mostra que há pouco conhecimento em tecnologias emergentes: cerca de metade dos entrevistados desconhece ou tem pouco conhecimento em big data e blockchain, por exemplo. Por outro lado, 94% dos pequenos empreendedores já estão familiarizados com soluções em nuvem, segundo a pesquisa.

Segundo Lucca Rossi, analista do Capterra, o maior conhecimento em soluções em nuvem ter a ver com o aumento dessas ofertas no Brasil.  “Elas são mais acessíveis em comparação com os softwares on premise, que precisam ser instalados nos servidores das empresas, facilitando o acesso das PMEs a tecnologias antes reservadas somente às grandes empresas”, explica. Fundado em 1999, Capterra apresenta avaliações de usuários e pesquisas independentes sobre centenas de categorias de softwares, com o objetivo de ajudar empesas a encontrarem aqueles mais adequados para o seu negócio.

(crédito: Divulgação)

“O Brasil tem dimensões continentais, e por isso novas tecnologias que ajudem na questão logística podem trazer benefícios a curto prazo, por exemplo. Ao mesmo tempo, a simples adoção de um software de gestão de projetos, com a opção de controle de tempo das atividades, pode representar um ganho enorme para que o empreendedor identifique seus gargalos”, exemplifica, apontando o potencial de tecnologias emergentes para PMEs.

Entre as pequenas e médias que já pensam na transformação digital, 46% buscam usar novas tecnologias na gestão do negócio, e outras 69% dizem ter notado aumento de produtividade e eficiência com o uso delas. Quando questionados sobre as ferramentas e canais de comunicação mais utilizados em seu dia a dia, os participantes  listaram softwares como Pacote Office, ferramentas da Adobe e Google.

 

(crédito: divulgação)

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas