Conhecimento sobre marcas aumenta autoestima do brasileiro

Buscar

Conhecimento sobre marcas aumenta autoestima do brasileiro

Buscar
Publicidade

Marketing

Conhecimento sobre marcas aumenta autoestima do brasileiro

“The IPG New Realities”, pesquisa global do IPG compara hábitos de compra no País de 2011 a 2019


11 de fevereiro de 2020 - 6h00

(Crédito: Divulgação)

O aprendizado sobre os produtos é uma de alegria e recompensa para o brasileiro. A pesquisa “The IPG New Realities”, do Interpublic, aponta que os consumidores do Brasil são os que mais consideram gratificante encontrar informações sobre marcas. O estudo também foi realizado na China, nos EUA, na África do Sul, na Inglaterra e na Índia. No País, 77% dos respondentes afirmam que a autoestima melhora quando sabem mais sobre uma marca. Em 2015, esse índice era de 66% e, em 2011, de 46%.

Além disso, 76% dos entrevistados brasileiros declaram que o aumento da informação é proporcional ao crescimento da satisfação com as marcas. O consumidor nacional apresenta as pontuações mais altas do mundo. Em 2017, foram 71%; em 2015, 65% e em 2013, 57%.

Dentre as faixas etárias, os mais velhos dão mais valor às informações: 81% dos respondentes de 53 a 70 anos afirmam que o aumento da informação impulsionou a satisfação com as marcas. 72% na faixa de 35 a 42 anos e 74% entre 18 e 34 anos.

Mais confiança
A maioria (85%) dos entrevistados em 2019 afirmam que sempre procuram fontes confiáveis de informação. Em 2011, eram 51%. O segundo maior índice é na Índia, com 77%. Aqui, novamente, o brasileiro apresenta as pontuações mais altas do mundo.

Mais da metade (58%) dos brasileiros apontam a recomendação pessoal de marcas como fator mais importante do que há alguns anos atrás. Na América Latina, 22% dos entrevistados confiam menos na mídia e mais em “pessoas na vida real”. Uma minoria confia em websites (6%), TV/Rádio (5%) e print (4%).

O estudo observou que, com a crescente preocupação em relação a veracidade das mensagens nas redes sociais, há uma queda significativa na confiança nas recomendações de compra anunciadas nesse meio: 52% dos entrevistados em 2017 afirmam que fizeram uma compra com base na recomendação de alguém cujo conteúdo seguia nas redes. Em 2019, o índice caiu para 41%.

Mais exigência quanto à reputação
Os consumidores ainda contam com nomes de marcas e reputação para transmitir a confiança necessária. Para 67% dos respondentes em 2019, atualmente, os nomes e a reputação da marca são mais importantes do que nunca. Em 2017, foram 66% e 34% em 2013.

Para 80% dos clientes, a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto os produtos e serviços, enquanto 67% dos clientes dizem que o padrão para boas experiências é mais alto do que nunca (em grande parte impulsionado por novas tecnologias – IA, computação em nuvem, assistentes ativados por voz, realidade virtual, chatbots). Metade deles (51%) dizem que a maioria das empresas fica aquém das expectativas de uma ótima experiência.

Outro ponto que pode-se observar é que as compras baseadas em crenças são comuns em todo o mundo. 69% dos entrevistados em 2018 afirmam que compram motivados por crenças e mudança ano a ano. Em 2017, foram 56%.

As pessoas têm mais fé em marcas versus governo, para progredir em questões sociais. Para 46% dos entrevistados marcas têm ideias melhores que o governo e para 53% as marcas conseguem fazer mais do que o governo para resolver problemas sociais.

44% dos consumidores da “próxima geração” dizem que a responsabilidade social demonstrada fortalece a confiança em uma empresa. E não é só com jovens compradores. 67% do público de 35 a 54 anos afirma que importa com o que uma marca representa.

Há 10 anos, o Interpublic Group vem conduzindo a pesquisa global “The IPG New Realities”, para analisar o comportamento de compra e hábitos dos consumidores diante de todas as novas fontes de informações de produtos disponíveis.

A pesquisa investiga, entre outras coisas, até que ponto o consumidor atual valoriza as informações do produto; se eles acham a informação satisfatória; se estão compartilhando essas aprendizagens com seus amigos e familiares; quais canais de mídia são mais valiosos para eles quando se trata de conhecimento sobre produtos; o que eles pensam sobre o papel dos influenciadores hoje; e se têm problemas de falta de confiança com as marcas.

Com a pesquisa no Brasil iniciada em 2011, foram feitas ondas de dados destacando as tendências ao longo deste período e o contraste do consumidor brasileiro com o de outros países. Terry Peigh, vice-presidente sênior e managing director do IPG, esteve na WMcCann nos dias 5 e 6 de fevereiro para apresentar o estudo. E o que ficou claro é a demanda do consumidor por mais:

“Novas forças, desafios e crenças estão impactando o mundo do marketing. Hoje existe a necessidade de apoiar o cliente a longo prazo, gerar experiências e ter um diálogo bidirecional. Mas talvez conquistar a confiança do consumidor seja o item mais crítico de ser rastreado e melhorado”, disse Peigh.

*Crédito da imagem no topo: Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia