Gabriela Prioli estreia ações de Quem disse, Berenice?

Buscar

Gabriela Prioli estreia ações de Quem disse, Berenice?

Buscar
Publicidade

Marketing

Gabriela Prioli estreia ações de Quem disse, Berenice?

Marca do Grupo Boticário, que completa oito anos em maio, traz a advogada e comentarista como nova estrela do movimento #façopormim


27 de maio de 2020 - 16h54

Primeira live das cinco com Gabriela Prioli será com a antropóloga Mirian Goldenberg (Crédito: Reprodução site Quem disse, Berenice?)

Marca de produtos e acessórios de maquiagem do Grupo Boticário, Quem disse, Berenice? está completando oito anos de mercado neste mês de maio e além de renovar suas linhas de batons líquidos e cremosos com novas fórmulas e embalagens trouxe novidades na comunicação. A advogada, professora e comentarista Gabriela Prioli é a mais nova embaixadora de Quem disse, Berenice? e faz sua estreia como garota-propaganda de uma marca de beleza.

Prioli lidera o movimento batizado #façopormim, que discute com intelectuais e influenciadores o papel da beleza e autoestima neste novo contexto de pandemia e isolamento social que todos vivemos. A primeira live acontece nesta quarta-feira, 27, às 20 h, no perfil da marca no Instagram e quem conversa com Gabriela é a antropóloga Mirian Goldenberg.

Na entrevista, a seguir, Renata Gomide, diretora de marketing e vendas de Quem disse, Berenice?, comenta a jornada da marca, que também teve de se adaptar à pandemia, concentrando vendas em e-commerce e whatsapp e a iniciativa de trazer Gabriela Prioli para seu time de marketing.

Renata Gomide, diretora de marketing da marca: comunicação que inspirou a libertação de regras (Crédito: Divulgação)

Meio & Mensagem – Que balanço faz da marca nesses oito anos, tanto em termos de imagem/branding, quanto de resultados de negócio?
Renata Gomide – Iniciamos nossa jornada no mercado nacional de maquiagem em uma época em que o mercado era muito pautado pelos padrões e regras estéticas, fotos e padrões de beleza rígidos e todos muito parecidos. E chegamos trazendo uma comunicação que inspirou a libertação dessas regras, demos um olhar novo, livre, corajoso e feliz às mulheres; um olhar em que a maquiagem seria uma ferramenta de expressão livre, não de correção. Com o passar dos anos, percebemos que muitos mudaram a direção de suas propostas e vieram conosco nessa jornada tão importante. De cá, continuamos nossa mensagem de liberdade, e, atualmente, viemos trazendo com ainda mais força a liberdade individual, a escolha de cada pessoa que atingimos, e a importância do autocuidado e da autoestima. Nosso portfolio busca atingir um público diverso, que se cuida, que se gosta e que, assim como a gente, se conhece mais a cada dia. Vimos aumentar a força da mulher real, da mulher diversa, de diferentes belezas, e nos esforçamos diariamente para acompanhar cada uma dessas evoluções.

M&M – O que é o movimento #façopormim e por que Gabriela Prioli?
Renata – O movimento #façopormim surgiu a partir da observação do cenário em que estamos atualmente. Entendemos que a relação das pessoas com a beleza, que já apresentava sinais de mudanças, se transformou ainda mais durante a pandemia. As medidas de isolamento social adotadas para conter a Covid-19 trouxeram uma reflexão sobre as relações de bem-estar, autoestima, maquiagem e mesmo sobre o tempo que cada um dispõe para si mesmo. Estamos num momento muito próximo de nós mesmos, tendo mais acesso à nossa própria companhia, anseios, valores, e pensamos: por que não trazer isso à tona, e a relação disso com a beleza e a autoestima?Para nós, a melhor forma de fazer isso foi através da conversa, uma conversa franca e real. E, neste cenário, a Gabriela Prioli foi o nome certeiro pra nós, desde o início. Eloquente, propositiva, trata a fundo a matéria do que se propõe e, mais importante, promove discussões e questiona. Isso sempre foi e continua sendo quem disse, berenice? Dialogar, provocar, questionar, de maneira clara, assertiva, trazendo sempre o viés da luz e da construção, muito mais do que o viés da crítica. Gabriela vem unir isso à sua franqueza e lucidez. Assim, nas próximas cinco quartas-feiras, sempre às 20 h, uma convidada especial entra pelo perfil da marca no Instagram , para compartilhar a conversa com Gabriela sobre os diferentes contextos de como o autocuidado e as rotinas de beleza – e maquiagem – podem ser ferramentas de força e autoestima neste momento complicado em que estamos. As convidadas para o movimento são a antropóloga Mirian Goldenberg; a influenciadora Xan Ravelli; a cantora Duda Beat; e as comunicadoras Jojo Moura e Camila Coutinho. Além disso, no perfil da marca também estarão documentados os depoimentos da médica Débora Tonetti e da professora Carol Terra, falando sobre o auto-cuidado a partir do contexto de profissões diretamente impactadas pelo isolamento, e que tem uma relação especialmente próxima com as pessoas, num trabalho que é marcado pelo contato direto.

M&M – Quantos produtos estão sendo lançados com essa pegada “vegana/novas
embalagens” e qual a expectativa com eles, quanto à comercialização/sucesso de
negócio, considerando esse contexto desafiador que o varejo está vivendo?
Renata – Nosso portfólio atual já consta com mais de 350 produtos veganos. Estamos, neste momento, em uma campanha também com a Gabriela Prioli, relançando nossos batons, um grande herói da marca, todos com fórmulas veganas. Temos uma expectativa de futuro – como marca e como Grupo Boticário – de somente ampliar nosso portfólio vegano, sempre contando com as melhores tecnologias para viabilizar. Vale ressaltar, também, que a marca quem disse, berenice? nunca testou em animais, como é política do Grupo Boticário desde o ano 2000.

M&M – O fato de a marca ter buscado, desde o início, um público jovem tem ajudado no e-commerce? Como tem sido o desempenho de vendas nesse canal? E quantas lojas voltaram a operar e quantas ainda estão fechadas no varejo físico?
Renata – Atualmente, estamos com 36 lojas abertas (dentre as 227 que temos), seguindo – como é política do Grupo Boticário – as orientações dos governos locais de abertura e fechamento, e com uma política estrita com relação a higienização, capacidade permitida em loja, e sem testes (testes físicos de produtos, que poderia trazer riscos de contaminação). Mas nossa marca já nasceu digital, com foco direto na nossa consumidora e em possibilitar que ela escolha a melhor forma de comprar e ter sua experiência com a marca e os produtos. Neste período de distanciamento social, nosso e-commerce vem crescendo três dígitos, em todas as faixas etárias e recortes de público, e estamos ainda mais omni: temos frentes de venda no WhatsApp e social selling, sempre em parceria com nossos franqueados e garantindo a participação da nossa força de vendas, por meio de estratégias de auxílio aos comissionamentos e vendas ligadas diretamente a cada uma das nossas lojas  abertas ou fechadas. Além disso, lançamos recentemente o Espelho Virtual, uma ferramenta poderosa que permite que nossas clientes testem virtualmente nossos produtos, não apenas aumentando a experiência online, mas em linha com direcionamentos de saúde de não utilizarmos testes nas nossas lojas que estão abertas.

M&M – Quem (agência) está desenvolvendo essa campanha com a Gabriela e como, em termos de produção, considerando também as restrições da pandemia? O que será a campanha? Qual o mote, que tipo de canais serão utilizados?
Renata – Atualmente o Grupo Boticário segue as políticas de isolamento social, com seus colaboradores trabalhando de forma remota, equipes de produção reduzidas em fábrica e seguindo as normas de distanciamento e higiene. O conceito da campanha veio de um trabalho da agência So What, e o desdobramento veio num trabalho interno conjunto com a Soko, parceira da marca para PR e Earned Media, a Fillet, nossa agência de conteúdo digital, e com a House, assessoria da Gabriela Prioli, que entrou para auxiliar no formato da ação. Toda a campanha foi feita remotamente – incluindo reuniões e entregas dos conteúdos das influenciadoras. Mesmo nosso fornecedor de acervo e logística está trabalhando em jornada reduzida, e adaptamos nossas demandas referentes a essa campanha de forma a respeitar, da melhor forma, a integridade em toda a cadeia. O mesmo ocorreu com fotografia e styling das influenciadoras – a exemplo da Gabriela Prioli, que clicou suas fotos por vídeo chamada com o fotógrafo Iude Richele, e teve styling assinado por Thiago Setra. Todos os conteúdos das convidadas também foram feitos e enviados remotamente. Como canais de divulgação da campanha temos nossa estratégia pautada nas redes sociais, reforçando as mensagens de autocuidado em meio a pandemia e também a evolução da marca com o relançamento do extenso portfólio de batons. Trabalharemos no formato de fotos, vídeos e lives de Instagram, reforçando nosso cuidado para que as pessoas – que puderem permaneçam em suas casas.

M&M – Para as lives, vocês citaram cinco convidadas. Será esse o número de lives ou poderá ter mais?
Renata – Serão cinco lives com convidadas especiais, pensadas em conjunto com Gabriela Priolli, abordando o tema principal a partir do contexto em que estão inseridas. No dia 27/05, a antropóloga Mirian Goldenberg explora autoestima e rituais de beleza em um movimento social global e a importância da autoimagem nesse contexto. No dia 03/06, a influenciadora Xan Ravelli traz suas vivências sobre ser uma mulher que se divide entre maternidade, feminismo, criação de conteúdo, e as diversas tarefas que abraça durante sua rotina, refletindo sobre a importância de momentos focados apenas em si mesma. No dia 10/06, Duda Beat reflete sobre as mudanças que o isolamento social tem provocado no cenário da cultura e da música, e fala sobre seus rituais e autocuidado nesse período; expõe sua experiência, as mudanças que enxerga atualmente, o que acredita que ainda vai mudar, e principalmente, conversa sobre como está a relação do artista com o seu público neste cenário. No dia 17/06, a influenciadora Jojo Moura manifesta sua visão sobre moda como uma ferramenta pessoal para o bem-estar, e alterações de estilo vida, principalmente sendo mãe recente e compreendo um novo papel; traz, também, uma análise sobre a riqueza de trabalhar o mundo da beleza como ferramenta de criação, e não de correção de falhas. Finalmente, no dia 24/06, a comunicadora Camila Coutinho apresenta sua vivência sob o viés da beleza para discutir o papel que a maquiagem está desempenhando nesse período. Como ela tem observado, ao longo também dos seus conteúdos, isso mudando dentro do cenário de beleza e estilo de vida.

(*) Crédito da imagem no topo: Reprodução site Quem disse, Berenice?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas