Não respeitar privacidade pode afetar vendas

Buscar

Não respeitar privacidade pode afetar vendas

Buscar
Publicidade

Marketing

Não respeitar privacidade pode afetar vendas

Estudo Digital Society Index, da Dentsu Aegis Network, aponta que 81% dos jovens brasileiros da Geração Z deixariam de consumir uma marca que violasse seus dados


13 de agosto de 2020 - 6h17

Geração Z articulada: usuários do TikTok se inscreveram em evento de Trump e depois não participaram, deixando o local quase vazio (crédito: Getty Images/Win Mcnamee)

No mês de junho, um feito inédito deixou o presidente americano Donald Trump de cabelo em pé. Fãs de K-Pop que utilizam a plataforma TikTok sabotaram um evento eleitoral do candidato à reeleição nos Estados Unidos. Os jovens se inscreveram em massa para participar do evento, mas não compareceram, deixando o local quase deserto. O político chegou a anunciar que mais de um milhão de pessoas haviam confirmado a participação. O episódio deixou claro o nível de consciência política dos jovens usuários das redes sociais e uma nova forma de como eles se relacionam com a tecnologia. Esse exemplo ilustra alguns dos insights constatados pelo estudo Digital Society Index (DSI), da Dentsu Aegis Network, que ouviu 32 mil pessoas pelo mundo durante o primeiro semestre deste ano e mostrou uma maior consciência dos jovens em relação ao uso da tecnologia.

O estudo mostra que um quinto dos jovens de 18 a 24 anos desativou suas contas na mídia social no ano passado, enquanto um terço está limitando o tempo em seus telefones. Apesar do isolamento social, que levou a um aumento da atividade online, 17% dos Gen-Z’s desativaram suas contas na mídia social nos últimos meses. Globalmente, um terço, 31%, limitou o tempo que passaram online ou olhando para seu smartphone, e quase metade, 43%, tomou medidas para reduzir a quantidade de dados que estão compartilhando online, tais como limpar seu histórico de busca ou optar por sair dos serviços de geolocalização.

No Brasil, 81% dos entrevistados defendem que uma violação de dados faria com que parassem de consumir uma marca. Outros 48% esperam benefícios em troca do uso de seus dados. “As marcas precisam reavaliar como elas constroem relações com este grupo de uma forma que privilegie a transparência, o empoderamento e uma clara troca de valores ao utilizar os dados dos consumidores. Também precisam garantir que estão usando a tecnologia de uma forma que proporcione um benefício social mais amplo à medida que as expectativas sobre elas aumenta, sobretudo na criação de experiências e soluções úteis”, analisa Eduardo Bicudo, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim do mês pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, até o final do mês, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo mobile, disponível para aparelhos com sistema iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também