Patrocínios e licenças pagam 66% da Rio 2016

Buscar

Patrocínios e licenças pagam 66% da Rio 2016

Buscar
Publicidade

Marketing

Patrocínios e licenças pagam 66% da Rio 2016

Receitas de marketing responderão por dois terços do orçamento dos Jogos Olímpicos, que foi reajustado para R$ 7 bilhões


24 de janeiro de 2014 - 9h54

O Comitê Rio 2016, organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro, anunciou na quinta-feira 23 que o orçamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos será de R$ 7 bilhões. Pouco mais da metade (51%) virá de patrocinadores locais do evento e 9% será investido por patrocinadores internacionais. O faturamento com o licenciamento de produtos responderá por 6%.

Ao todo, as receitas ligadas à marketing serão responsáveis por aproximadamente R$ 4,7 bilhões (66%) do custo projetado da Olimpíada. Os R$ 2,3 bilhões restantes virão do Comitê Olímpico Internacional e da venda de ingressos. A previsão inclui apenas recursos da iniciativa privada e direcionados exclusivamente para a realização dos Jogos.

O orçamento total de R$ 7 bilhões representa um aumento de R$ 2,8 bilhões na previsão inicial, feita em 2008.

O Comitê alegou que, pela atualização dos valores do primeiro orçamento, com base no Índice de Preços ao Consumidor (que teve, no período, uma variação de 31,89%), o montante de R$ 4,2 bilhões corresponderia, atualmente, a R$ 5,5 bilhões. “Além disso, foram incluídas despesas surgidas após a vitória do Rio, como a entrada de quatro esportes no programa dos Jogos (Rugby, Golfe, Paracanoagem e Paratriatlo, definidos pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional). A evolução tecnológica, as exigências de novas legislações, os custos de usufruto e retrofit da Vila Olímpica e o crescimento médio dos salários no Rio em taxas superiores à inflação também contribuíram para o total dos R$ 7 bilhões”, justificou o Comitê, em comunicado oficial.

Patrocinadores
Ao todo, 21 acordos comerciais já foram fechados para os Jogos de 2016, distribuídos pelas seguintes cotas: patrocinadores olímpicos mundiais (Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung e Visa), patrocinadores oficiais (Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan), apoiadores (Cisco, EY, Sadia, Batavo e Skol) e fornecedor (Nike). Já os Jogos Paralímpicos Rio 2016 têm, até agora sete patrocinadores oficiais (Atos, Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel, Nissan e Omega) e um apoiador (Sadia).

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas