Dono da Azul vence disputa pela TAP

Buscar
Publicidade

Marketing

Dono da Azul vence disputa pela TAP

De acordo com a imprensa portuguesa, David Neleeman venceu a concorrência com German Efromovich, da Avianca, pela aérea portuguesa


11 de junho de 2015 - 10h50

A Azul é a nova dona da TAP, principal companhia aérea portuguesa que vive um processo de privatização. A informação foi adiantanda pelo jornal português Diário Econômico e confirmada por Luis Poiares Maduro, ministro português de desenvolvimento. De acordo com Maduro, o consórcio Gateway, composto por David Neleeman e seu sócio local Humberto Pedrosa, pagará imediatamente € 10 milhões a Lisboa e fará uma injeção de € 338 milhões na TAP, além de assumir mais de € 1 bilhão em dívidas da empresa. David Neleeman, fundador da Azul, disputava a compra da empresa portuguesa com German Efromovich, da colombiana Avianca, que concorria à TAP pela segunda vez.

A venda corresponde a 61% das ações da TAP, mas o governo português já sinalizou que tem interesse de vender outros 34% em dois anos. Em maio deste ano, o executivo afirmou que caso saisse vencedor da concorrência pela aérea europeia as marcas Azul e TAP continuariam separadas, embora com a possibilidade de parcerias entre elas.  

No Brasil, a Azul vem se consolidando no terceiro lugar. No acumulado de janeiro a abril de 2015, a demanda do transporte aéreo internacional no Brasil aumentou 13,2 % em relação ao mesmo período de 2014. A oferta cresceu de 13,6 % no período. TAM, com 78,9 %, foi a líder, seguida por Gol, com 14 % e Azul, com 7,1 %. Em 2014, as companhias aéreas nacionais transportaram mais de 6,4 milhões de passageiros pagos. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em nota, a Azul disse acreditar que a aquisição da TAP por seu fundador será uma "oportunidade muito boa para o Brasil", já que Portugal é a principal entrada dos brasileiros para a Europa com cerca de 1,8 milhão de pessoas por mês viajando na rota. "A TAP é líder nesse mercado e fundamental para atender a essa demanda", disse a empresa Azul.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas