“Grandes reportagens incluem grandes riscos”

Buscar

“Grandes reportagens incluem grandes riscos”

Buscar
Publicidade

Mídia

“Grandes reportagens incluem grandes riscos”

Apresentador do Profissão Repórter, Caco Barcellos fala sobre os dez anos do programa e o que ele representa em termos de ousadia e inovação

  • Os jovens jornalistas da nova temporada do programa

    Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos

  • Toda a equipe do Profissão Repórter reunida

    Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos

  • Equipe do programa se reúne antes da estreia

    Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos

  • Neste ano, o Profissão Repórter mudou de terça para quarta

    Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos

  • Caco Barcellos, apresentador e idealizador

    Crédito: Globo/Ramón Vasconcelos

Slideshow


14 de abril de 2016 - 11h30

O Profissão Repórter, da TV Globo, completa dez anos neste mês e acaba de ganhar um livro da Editora Planeta, lançado em 6 de abril, mesmo dia da estreia da nova temporada. Com o título “Profissão Repórter, Grandes Aberturas, Grandes Coberturas”, a obra reúne relatos dos jornalistas que fizeram 20 reportagens exibidas pelo programa, consideradas as melhores segundo a equipe. No total, foram 250 edições. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Caco Barcellos, idealizador e apresentador do programa, falou sobre os dez anos da atração e as inovações trazidas pelo formato.

 

caco_barcelos

Caco Barcellos: “O jovem jornalista pôde trazer essa inquietude à TV”

Meio & Mensagem – O que o programa representa em termos de inovação no formato, na linguagem e na forma de apuração?

Caco Barcellos – Muitos aspectos. O que eu destacaria é a questão da câmera inquieta, fora do tripé. Aquela que vai no ombro. Essa foi uma forma de aproximar o telespectador das pessoas e naturalmente ampliar a possibilidade do envolvimento. O jornalismo na TV sempre foi um gênero analítico e de opinião, logo, tínhamos que resgatar isso. Somos repórteres sem juízo de valor e o programa só sobreviveu em dez anos por causa disso. Por causa das histórias em que mergulhamos.

 

livro

A capa do livro de dez anos do Profissão Repórter

M&M – Como os novos jornalistas, recém formados, contribuem para o programa?
Barcellos – O jovem jornalista pôde trazer à televisão essa inquietude, ideias e a capacidade de criação. Além disso, trouxemos a visão de olhares diferentes. De nove jornalistas que estão na rua buscando o seu ângulo. É o que chamamos de imersão colaborativa. E nesse período a gente aprofundou esse conceito de imersão. De mais repórteres inseridos em um contexto. Tivemos casos de repórteres que passaram um tempo em comunidades, buscaram sozinho a notícia. Esse incentivo muda toda a abordagem de uma matéria.

M&M – O programa conseguiu atrair uma audiência mais jovem?
Barcellos – As pesquisas apontam nosso público entre 25 e 43 anos. Não saberia te dizer se somos um programa mais visto por jovens, até porque nossa temática é bem aberta. Abordamos assuntos que dizem respeito a vida de todos. Somos abordados por gente de várias idades, classes. Então acho que conseguimos falar com um número grande de pessoas e não necessariamente uma faixa específica.

pr

O programa surgiu como um quadro do Fantástico

M&M – Qual o desafio de manter o frescor?
Barcellos – São as histórias do dia a dia. Cada vez que saímos para fazer uma reportagem e buscar o olhar do outro temos algo novo, mesmo que o tema não seja inédito. E isso se torna ainda mais forte tendo em vista o momento que vivemos. Ele é intenso e fascinante com muitas coisas acontecendo e muitas histórias a serem contadas. Sou suspeito para falar por que sou apaixonado pelo que faço.

M&M – Nas manifestações de 2013 você chegou a ser hostilizado por manifestantes. Neste momento, vivemos uma situação tensa em que a Globo está na mira dos protestos. Isso não lhe dá medo?
Barcellos – Os grandes momentos históricos e políticos dificilmente acontecem sem incertezas, riscos e potencial de violência. Isso não deve afetar, no entanto, o trabalho do repórter. Grandes reportagens incluem grandes riscos. Não quero que existam guerras, mas se elas acontecem, o repórter tem que estar lá. É o ônus do nosso trabalho. Mesmo com os riscos e o envolvimento pessoal eu jamais deixaria de trabalhar. Amo a reportagem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo