NBB fecha com ESPN, Band, Fox e plataformas
Facebook e Twitter também estão envolvidos no torneio, que vai distribuir transmissão ao vivo por dia da semana
1 de outubro de 2018 - 10h33Em sua 11ª edição, o Novo Basquete Brasil (NBB), principal campeonato da modalidade no País, apresenta um novo modelo de transmissão de suas partidas. Como ocorre em vários torneios americanos, incluindo a NBA — sua principal fonte de inspiração —, a liga brasileira dividiu os direitos por dia da semana e ela própria vai gerir imagens ao vivo e entregar o sinal pronto para as emissoras que ganharam os direitos. Desta forma, o Facebook vai transmitir as partidas às segundas-feiras; a ESPN às terças; o Twitter às quartas; o BandSports às quintas; a Fox Sports às sextas; e a Band aos sábados.

Paulistano comemora conquista do título da 10ª temporada do NBB (Crédito: Divulgação)
“O NBB oferece algo inédito para o fã do esporte. Essa multiplataforma se destaca pela descentralização do conteúdo e pelo ineditismo em sua variada forma de distribuição”, diz João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete. A Rede Globo teve participação na cocriação da liga e em transmissão pelas últimas dez temporadas. Com o fim do contrato neste ano, foi elaborada uma concorrência, o que caminhou para a distribuição multiplataforma.
Em 13 de outubro começa de fato a temporada 18/19, com dois jogos em transmissão ao vivo, na sequência, pela Band: Mogi das Cruzes x Paulistano (campeão da temporada passada) e Brasília x Vasco. Além desses quatro, competem ainda Basquete Cearense; Bauru; Botafogo; Corinthians; Flamengo; Franca; Joinville; Minas Tênis Clube; Pinheiros; e São José. O patrocínio máster é da Caixa, a companhia aérea parceira é a Avianca, a marca oficial é Nike e a fornecedora da bola do torneio é a Penalty.