Galo Frito lança novela no YouTube com 25 creators

Buscar

Galo Frito lança novela no YouTube com 25 creators

Buscar
Publicidade

Mídia

Galo Frito lança novela no YouTube com 25 creators

Produção gravada no YouTube Space, no Rio de Janeiro, faz sátira do formato televisivo


21 de maio de 2019 - 12h14

Criada para comemorar os 11 anos e 10 milhões de inscritos do canal Galo Frito, estreia nesta quinta-feira, 23, Cuscuzes Apaixonados, uma novela protagonizada por 25 criadores de conteúdo e que conta a história de Gracinha, uma menina do interior que, ao chegar na cidade grande, é atropelada por um empresário dono da Império Cuscuz e vive uma paixão proibida.

A produção foi roteirizada por Mederi Corumbá, Juliana Martins e Tiago Cadore, criadores do Galo Frito, junto com Felipe Flexa e Letícia Dornelles e dirigida por Rodrigo Magal, ex-diretor do Porta dos Fundos. São, ao todos, 13 episódios entre 10 a 15 minutos de duração e que estreiam toda quinta-feira, às 23hs no canal no YouTube do Galo Frito.

O intuito da produção é ser uma metalinguagem e satirizar o próprio formato da novela. “Nós estamos satirizando novela, mas na verdade é uma série que estamos exibindo semanalmente. Eu não sei se alguém criou uma novela específica para o YouTube, mas pensamos justamente em novela porque apesar de as pessoas estarem assistindo muito mais ao YouTube, principalmente jovens, a novela ainda é muito famosa, tem muita audiência. Então nós quisermos trazer essa sátira”, disse Mederi Corumbá, em coletiva de imprensa à jornalistas nesta segunda-feira, 20.

A ideia do projeto surgiu como esquete para um canal de TV por assinatura anos atrás, contou Tiago Cadore, mas não foi executado até o Galo Frito pensar no novo formato e chamar os roteiristas indicados por Marcelo Madureira, comediante que também está na série, para desenvolver a estrutura. As falas foram escritas pelo time do Galo Frito.

Nessa sátira estão incluídos o núcleo pobre, o núcleo rico, o galã, barraco, mistério, a mocinha e outros personagens ou situações comuns à novelas. Apesar disso, Cuscuzes Apaixonados também tem suas inovações. Os personagens, por vezes, quebram a quarta parede e, inclusive, mencionam que não podem falar palavrão, pois o YouTube irá desmonetizar o vídeo. Grande parte da produção foi gravada no YouTube Space, espaço para criadores de conteúdo e com estúdios para gravações no Rio de Janeiro.

“No final, o formato é uma série que traz elementos e satiriza uma novela. Para nós é novo. Muitos criadores fazem série, mas pelo fato de eles trazerem esses elementos novos, nós achamos um formato curioso. É difícil prever o resultado, mas como achamos que a plataforma é aberta, democrática e popular, quantos mais formatos novos, para a audiência é interessante. Afinal, canais que se dão muito bem são canais que conseguem inovar. É importante trazer esse frescor”, afirmou João Branco, gerente de parcerias para top creators e figuras públicas do YouTube Brasil.

A novela também marca uma nova fase do canal. O Galo Frito começou a publicar vídeos de esquetes em 2009, mas em 2014 passou a investir mais fortemente em paródias musicais, o que se manteve até hoje. De acordo com Tiago, os três pretendem se dedicar a mais produções com a qualidade de Cuscuzes Apaixonados e já tem uma outra websérie em mente, possivelmente spin offs dos personagens da novela.

Não há marcas envolvidas no projeto, inclusive o YouTube também não é parceiro comercial, mas os criadores não refrutam a possibilidade de inserir alguma marca caso, conforme os episódios forem sendo lançados, algum anunciante se interesse em estar atrelado à produção. Ainda assim, em alguns capítulos os personagens mencionam marcas como Dolly, Disney e Beto Carrero World, porém Juliana Martins adverte que não houve negociações com tais marcas e as menções estão lá pelo humor da trama.

Fazem parte de Cuscuzes Apaixonados, os criadores de conteúdo: Marcelo Madureira, Bruna Louise, Muca Muriçoca, Lucas (canal Inutilismo), Gabi Fernandes e Thalita Meneghim (canal Depois das 11), Rafa Dias (canal ProgramaDe1CaraSo), Camilo Borges e Gabriel Totoro (canal Porta dos Fundos), Cezar Maracujá e Mariana Rebelo (canal Parafernalha), Anderson Gaveta, Rizzih, Julia Jubz, Alan Ribeiro, Isaú Jr. e Leonardo David (Canal IXI), Rody Dio e Mr. Lucky (canal La Fênix), Renan Correa (canal 4FitClub), Edu Primitivo, Henrique Leão, Arnaldo Taveira, Mauricio Ozorio e Matheus Canella. Juntos, eles tem cerca de 62 milhões de inscritos e foram escolhidos para participar da série pela rede de contato do Galo Frito.

*Crédito da imagem no topo: Divulgação/YouTube

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias