Galo Frito lança novela no YouTube com 25 creators
Produção gravada no YouTube Space, no Rio de Janeiro, faz sátira do formato televisivo
Criada para comemorar os 11 anos e 10 milhões de inscritos do canal Galo Frito, estreia nesta quinta-feira, 23, Cuscuzes Apaixonados, uma novela protagonizada por 25 criadores de conteúdo e que conta a história de Gracinha, uma menina do interior que, ao chegar na cidade grande, é atropelada por um empresário dono da Império Cuscuz e vive uma paixão proibida.
A produção foi roteirizada por Mederi Corumbá, Juliana Martins e Tiago Cadore, criadores do Galo Frito, junto com Felipe Flexa e Letícia Dornelles e dirigida por Rodrigo Magal, ex-diretor do Porta dos Fundos. São, ao todos, 13 episódios entre 10 a 15 minutos de duração e que estreiam toda quinta-feira, às 23hs no canal no YouTube do Galo Frito.
A ideia do projeto surgiu como esquete para um canal de TV por assinatura anos atrás, contou Tiago Cadore, mas não foi executado até o Galo Frito pensar no novo formato e chamar os roteiristas indicados por Marcelo Madureira, comediante que também está na série, para desenvolver a estrutura. As falas foram escritas pelo time do Galo Frito.
Nessa sátira estão incluídos o núcleo pobre, o núcleo rico, o galã, barraco, mistério, a mocinha e outros personagens ou situações comuns à novelas. Apesar disso, Cuscuzes Apaixonados também tem suas inovações. Os personagens, por vezes, quebram a quarta parede e, inclusive, mencionam que não podem falar palavrão, pois o YouTube irá desmonetizar o vídeo. Grande parte da produção foi gravada no YouTube Space, espaço para criadores de conteúdo e com estúdios para gravações no Rio de Janeiro.
“No final, o formato é uma série que traz elementos e satiriza uma novela. Para nós é novo. Muitos criadores fazem série, mas pelo fato de eles trazerem esses elementos novos, nós achamos um formato curioso. É difícil prever o resultado, mas como achamos que a plataforma é aberta, democrática e popular, quantos mais formatos novos, para a audiência é interessante. Afinal, canais que se dão muito bem são canais que conseguem inovar. É importante trazer esse frescor”, afirmou João Branco, gerente de parcerias para top creators e figuras públicas do YouTube Brasil.

Internet – O Filme leva influencers à telona
Não há marcas envolvidas no projeto, inclusive o YouTube também não é parceiro comercial, mas os criadores não refrutam a possibilidade de inserir alguma marca caso, conforme os episódios forem sendo lançados, algum anunciante se interesse em estar atrelado à produção. Ainda assim, em alguns capítulos os personagens mencionam marcas como Dolly, Disney e Beto Carrero World, porém Juliana Martins adverte que não houve negociações com tais marcas e as menções estão lá pelo humor da trama.
Fazem parte de Cuscuzes Apaixonados, os criadores de conteúdo: Marcelo Madureira, Bruna Louise, Muca Muriçoca, Lucas (canal Inutilismo), Gabi Fernandes e Thalita Meneghim (canal Depois das 11), Rafa Dias (canal ProgramaDe1CaraSo), Camilo Borges e Gabriel Totoro (canal Porta dos Fundos), Cezar Maracujá e Mariana Rebelo (canal Parafernalha), Anderson Gaveta, Rizzih, Julia Jubz, Alan Ribeiro, Isaú Jr. e Leonardo David (Canal IXI), Rody Dio e Mr. Lucky (canal La Fênix), Renan Correa (canal 4FitClub), Edu Primitivo, Henrique Leão, Arnaldo Taveira, Mauricio Ozorio e Matheus Canella. Juntos, eles tem cerca de 62 milhões de inscritos e foram escolhidos para participar da série pela rede de contato do Galo Frito.
*Crédito da imagem no topo: Divulgação/YouTube