Futuro do VOD passa pelo conteúdo de nicho

Buscar

Futuro do VOD passa pelo conteúdo de nicho

Buscar
Publicidade

Mídia

Futuro do VOD passa pelo conteúdo de nicho

Em disputa com a grande variedade de streamings disponíveis atualmente, plataformas apostam em segmentação


9 de julho de 2019 - 6h00

Ainda neste semestre, o mercado de streaming aguarda o lançamento de dois players relevantes de audiovisual, a Apple TV+ e Disney +. Com eles, as opções por serviços sob demanda aumentarão, assim como maior será a seleção do público ao escolher sua assinatura de preferência. Esse cenário, pouco favorável para o bolso do consumidor, pode representar uma oportunidade para streamings segmentados que focam em conteúdo de nicho ou em um gênero específico de filmes e séries.

No Brasil, já existem empresas apostando neste tipo de conteúdo. Mais recentemente, em junho, chegou ao mercado o DarkFlix, um serviço sob demanda com um catálogo formado apenas por filmes do gênero fantástico, que incluem horror, ficção científica, fantasia, mistério e suspense. Mais específico do que ele, há a Mubi, plataforma focada em cinema alternativo, indie, experimental, o Oldflix, de clássicos antigos, o Crunchyroll, de animes, mangás e dramas japoneses além do Spcine Play, que oferece conteúdo brasileiro e hoje está hospedado no Looke e outros.

 

Oldflix aposta em filmes retrô para agradar público mais velho e atiçar a curiosidade dos mais jovens (Crédito: Reprodução/Oldflix)

“A tendência da segmentação perpassa diversos segmentos de mercado, inclusive o audiovisual. Ser nichado, hoje em dia em que grandes players estão surgindo ou então se consolidando, é uma aposta mais certeira. Eles podem ter mais sucesso de crescimento em escala sendo segmentados do que genéricos, porque, ao ser genérico, eles entram em disputa com esses grandes e isso é quase impossível atualmente. Apostar em nicho é atender a um fã de um determinado gênero e, para o fã, ele será melhor atendido com uma curadoria focada no seu conteúdo de desejo”, explica Rodrigo Arnaut, professor na Fundação Armando Álvares Penteado e mentor no Empreenda Faap.

Para Wagner Wanderley, CEO do Oldflix, a segmentação vai em busca de uma mudança comportamental: “o usuário já busca no streaming aquilo que lhe agrada. No mundo de hoje, o tempo é muito curto, a busca por conteúdos específicos tem de ser facilitada”, afirma. Para ele, players como Netflix, Amazon Prime e HBO são vistos como aliados, tendo em vista que, eventualmente, o conteúdo original ou no catálogo desses também será considerado retrô.

O catálogo muito específico também pode ser um obstáculo na fidelização da audiência, diz Arnaut. O público pode cansar e alguns gêneros de filmes são produzidos e distribuídos com menos frequência do que outros. “No Brasil produzimos um filme de terror a quatro anos, por exemplo. Essa negociação e entrada de conteúdo novo pode ser ma barreira”, contextualiza.

Pensando nisso, a Mubi trabalha com trinta filmes disponíveis, ou “em exibição”, por dia. A cada dia, um novo filme entra e outro que já estava no catálogo sai. A curadoria, segundo Juliana Barbieri, gerente de marketing da Mubi, é manual e a empresa não aposta em algoritmos. Essa diferenciação é ambos positiva e negativa: “Cada vez mais buscamos novos diretores e obras que jamais chegariam a uma audiência. Isso é importante para o público, mas o desafio é de se sobressair diariamente”, conta. Para os próximos anos, a Mubi quer crescer em escala, receber cada vez mais o público que não tem acesso a essa esse tipo conteúdo alternativo que está fora da linha de filmes “blockbuster” e expandir sua atuação na Ásia e na América Latina.

Para o Oldflix, um dos maiores desafios aflige também grandes players: a pirataria. O estudo Global Internet Phenomena Report, realizado pela Sandvine e divulgado no último trimestre de 2018, mostra que a busca por conteúdo ilegal voltou a crescer no último ano, o que alguns executivos relacionam com o grande número de streamings surgindo. “Encontramos um vasto conteúdo grátis ilegal, principalmente no maior concorrente das plataformas o YouTube”, constata Wanderley. O VOD também quer crescer em público, principalmente entre os mais velhos, acima de 40 anos, que é um dos targets da marca. Atualmente, 78% dos assinantes da plataforma são jovens. Outro investimento da empresa é o desenvolvimento de aplicativos em diversas telas e atingir a quantia de 5 mil títulos disponíveis em seu catálogo.

Oportunidade não abraçada

Nem Mubi ou Oldflix têm mídia para anúncios em suas interfaces. Para o CEO da Oldflix, esse campo ainda não é explorado por uma questão de investimentos. Ele espera o serviço estar mais consolidado. Já para Mubi, a publicidade está fora de questão. “O foco é a curadoria e qualquer receita que tenhamos tem que vir da curadoria e do valor que entregamos com títulos especiais e artistas talentosos que apresentamos na plataforma que buscamos por todo o mundo”, explica Barbieri.

Ainda assim, a verba com receita publicitária, para o professor da Faap, é uma frente considerada assertiva pois uma marca disposta a conversar com um determinado público que está representado no espectro de audiência de um streaming segmentado pode se engajar mais e converter mais em vendas do que o público geral. “Se eu sou a Nestlé, por exemplo, e existe um VOD de receitas, é mais seguro eu apostar no de receitas do que a Netflix”, argumenta.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais

  • Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Entidades de TV e publicidade propõem integração de métricas de audiência

    Abert, Abratel, Fenapro e Abap pedem mobilização pela criação de um modelo que integre as métricas de audiência dos meios tradicionais e digitais