Mídia

Google cria site sobre cuidados médicos com coronavírus

Plataforma Project Baseline está disponível para moradores da região da Bay Area, na Califórnia

i 16 de março de 2020 - 17h00

 

Plataforma é questionada a respeito de coleta de dados privados (Crédito: Kuk/iStock)

Nesta segunda-feira, 16, a Alphabet, holding do Google, lançou a plataforma Project Baseline. Criada junto com outra de sua subsidiária, a Verily Life Sciences, a ferramenta tem a função de informar e orientar a população dos Estados Unidos diante da pandemia do novo coronavírus.

O portal coleta informações sobre o usuário, como nome, endereço, número de telefone e e-mail, e oferece um questionário que indica se a pessoa em questão está apta a fazer os testes do COVID-19 e onde realizar tais exames. Por ora, o site só funciona para pessoas na região da Bay Area, na Califórnia.

As ferramentas estão sendo desenvolvidas junto a oficiais públicos de saúde. Os trabalhadores da área da saúde podem entrar em contato com o usuário para agendar um teste e recolher amostras laboratoriais. As informações privadas poderão ser compartilhadas com autoridades locais, estaduais e federais.

Privacidade

Por coletar dados sobre a saúde dos usuários, parte do público e defensores da privacidade de dados têm questionado o destino das informações dos cadastrados na plataforma. Os termos de uso do Google, porém, informam que o projeto não compartilhará os dados com companhias de seguro ou anunciantes sem consentimento.

**Crédito da imagem no topo: Trendobjects/iStock