Twitter descontinua ferramenta Fleets

Buscar
Publicidade

Mídia

Twitter descontinua ferramenta Fleets

Plataforma afirmou que, desde a expansão global do recurso, não teve crescimento no número de novas pessoas usando a ferramenta como esperava


14 de julho de 2021 - 16h59

Em março de 2020, o Twitter havia começado a testar no Brasil sua ferramenta com conteúdos que expiram após 24 horas, semelhante aos Stories e Status das redes do Facebook, chamada de Fleets. Alguns meses depois, no fim do ano passado, a rede social expandiu o recursos para todo o mundo. Porém, nesta quarta-feira, 14, o Twitter anunciou que a ferramenta não estará mais disponível a partir do dia 3 de agosto.

Segundo a empresa, por meio de nota em seu blog, o recurso foi criado como forma de iniciar conversas com pensamentos passageiros no Twitter e o esperado era que a ferramenta pudesse se tornar “a experiência de compartilhar ideias e opiniões momentâneas mais confortável”. Entretanto, a rede social afirmou que desde sua expansão global, não teve crescimento no número de novas pessoas participando de conversas com Fleets da forma como esperava.

Apesar da descontinuação da ferramenta, a plataforma anunciou que contará com os aprendizados do Fleets para criar outras maneiras de fazer as pessoas participarem de conversas e falarem sobre o que está acontecendo no Twitter. “Estamos trabalhando para encontrar mais formas de abordar o que impede as pessoas de participar de conversas no Twitter, e também para melhorar a experiência de quem já está Tweetando”, comentou a plataforma, em nota.

Após observar que a maioria dos Fleets incluia mídia, ou seja, fotos e vídeos, a rede social entendeu que esse tipo de conteúdo é o que as pessoas gostam de compartilhar e, com isso, em breve, testará atualizações da câmera e do editor de tweets para que seja possível incorporar funções do Fleets, como câmera em tela cheia, opções de formatação de textos e adesivos de GIFs.

Além disso, o Twitter destacou que o topo da página continua sendo um bom lugar para se destacar um conteúdo que está acontecendo naquele momento. Por isso, a plataforma deciciu manter no mesmo lugar o Spaces, sua ferramenta de salas de áudio que se assemelha ao Clubhouse.

Em junho, o Twitter também havia feito um teste de anúncio no Fleets, que foi um dos primeiros em tela cheia e formato vertical da plataforma. Com isso, a rede social anunciou que está “analisando detalhadamente os aprendizados para avaliar o desempenho desses anúncios no Twitter. Continuaremos construindo novas maneiras para que as pessoas possam participar de conversas, ouvindo seus comentários e mudando a direção quando houver uma maneira melhor de servir às pessoas que usam o Twitter”, conclui a companhia.

**Crédito da imagem no topo: Con Karampelas/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também