Band usa inteligência artificial para digitalizar acervo

Buscar

Band usa inteligência artificial para digitalizar acervo

Buscar
Publicidade

Mídia

Band usa inteligência artificial para digitalizar acervo

Acordo com norueguesa Piql prevê recuperar e remasterizar as 17 mil horas de conteúdo da TV Bandeirantes


23 de maio de 2022 - 9h00

O Grupo Bandeirantes firma parceria com a empresa norueguesa de tecnologia Piql, especializada em fornecer soluções de preservação digital e conversão de filme sensível à luz em mídia de armazenamento digital. O objetivo é recuperar e remasterizar o acervo de 17 mil horas de registros de momentos históricos da política, do esporte e da cultura brasileira feitos pela TV Bandeirantes, que completou 55 anos na semana passada.

Há três meses, as equipes estão trabalhando para implementar um sistema de remasterização de imagens usando a tecnologia de inteligência artificial. O primeiro conteúdo em fase de remasterização é a novela Os Imigrantes, escrita por Benedito Ruy Barbosa, Wilson Aguiar Filho e Renata Pallottini, exibida pela emissora em 1981.

Novela Os Imigrantes, exibida em 1981, é a primeira obra a ser remasterizada pela parceria (crédito: divulgação)

Processo de recuperação

Todos os capítulos serão remasterizados para resolução Full HD. O processo consiste em resgatar o material em seu formato original NTSC (720X480) e remasterizar as imagens com ganho de pixels para Full HD (1920X1080) com a aplicação de filtros de restauração e otimização da imagem com uso de inteligência artificial.

“Sabíamos que o processo tradicional de remasterização envolvia muitos sistemas e processos que são realizados por artistas de remasterização e demandam muito tempo, com custos elevados. Após muita pesquisa, conhecemos a tecnologia de inteligência artificial da Piql, e obtivemos resultados de ótima qualidade e de forma totalmente automática”, afirma Caio Carvalho, diretor executivo de comunicação e assuntos institucionais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental