Google apresenta recursos para combater a desinformação

Buscar

Google apresenta recursos para combater a desinformação

Buscar
Publicidade

Mídia

Google apresenta recursos para combater a desinformação

Entre os novos recursos estão: mais contextos sobre as fontes e aviso para resultados que mudam rapidamente e que ainda não tem fontes confiáveis falando sobre


12 de agosto de 2022 - 16h51

Apoiado pelo Google, um estudo inédito do Poynter Institute e YouGov, realizado em sete países, sendo o Brasil um deles, revelou que o consumo de informações falsas vem preocupando pessoas em diversas partes do mundo. Com o intuito de combater essa desinformação e facilitar o acesso a informações de fontes confiáveis, o Google apresentou nesta quinta-feira, 11, uma série de recursos para dar mais contexto a resultados na busca.

 

(crédito: Shutterstock)

Os recursos vão permitir encontrar mais rapidamente o perfil da publicação que aparecer na busca, além de emitir um alerta aos internautas no topo da página quando houver interesse repentino por notícias de última hora ou assuntos sobre os quais ainda não há resultados de fontes confiáveis disponíveis na hora da consulta. Alguns desses recursos estão previstos para chegar ainda neste ano no Brasil.

Desenvolvidos a partir de sistemas avançados de refinamento de classificação da busca, como o MUM (sigla em inglês para Modelo Unificado Multitarefa), que estão ajudando a aumentar o destaque para os resultados com conteúdos vindos de fontes confiáveis, os recursos permitirão que as pessoas tenham mais contexto para decidir o que é mais útil e confiável para a sua pesquisa.

Confira os novos recursos abaixo:

Mais contexto sobre as fontes

A função ‘Sobre esta página’, no app do Google, no Brasil, irá oferecer em breve mais informações sobre a fonte da publicação. Para ativar essa ferramenta, é preciso deslizar para cima na barra de navegação em qualquer página. O Google Brasil também irá expandir para a versão em português da busca a função ‘Sobre este resultado’, que permite obter mais contexto sobre qualquer resultado antes de visitar a página da web. Além de português, o recurso também terá versões em mais sete idiomas: alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano e japonês. Já o recurso ‘Sobre este resultado’ passará a trazer informações sobre a fonte da publicação, quão amplamente ela circula, suas avaliações online, mesmo quando os sistemas não conseguirem encontrar muitas informações sobre ela.

Aviso para resultados que mudam rapidamente

Entre os recursos que serão lançados pelo Google também há o aviso para resultados que mudam rapidamente. Os sistemas de busca do Google foram aprimorador para identificar momentos quando há o interesse por uma notícia de última hora, que ainda não conta com fontes confiáveis falando sobre aquele assunto. Com isso, a plataforma mostrará um aviso indicando que a melhor alternativa é pesquisar a informação novamente mais tarde, quando provavelmente haverá mais informações confiáveis. Este recurso já está disponível no Brasil e, em breve, os avisos também oferecerão mais contexto para resultados que os sistemas identificam como de baixa qualidade.

Melhorias na qualidade dos resultados em destaque

Com os novos recursos, quando o sistema de classificação do Google identificar a possibilidade de premissas falsas sobre determinado assunto, o trecho em questão não será mais destacado nos resultados da pesquisa, ou seja, nas caixas descritivas que aparecem na parte superior da página após uma consulta na busca. Isso é possível devido ao modelo de inteligência artificial MUM, que permite ao sistema identificar quando há um consenso sobre o que as fontes confiáveis na internet estão falando de determinado assunto. Este recurso ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

O levantamento do Poynter Institute e YouGov mostrou que 44% dos brasileiros afirmaram acessar todos os dias informações falsas ou deturpadas, já 65% disseram que se preocupam com que eles ou seus familiares acreditem nesse tipo de informação. O estudo ainda revelou que a maioria dos brasileiros tem o hábito de checar as informações que encontram na internet, sendo que 66% afirmaram checar a fonte, enquanto 59% disseram que verificam a data da publicação. O Brasil foi ainda o país onde mais respondentes afirmaram usar as ferramentas de busca para verificar informações suspeitas (55%), ficando à frente de Nigéria (51%), Estados Unidos (42%), Reino Unido (40%), Índia (38%), Alemanha (36%) e Japão (13%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    BBB 24: Seara é a marca mais mencionada da edição do reality

    Seara, Chevrolet, iFood, Stone e Amstel integram o top cinco das marcas mais mencionadas nos 100 dias do BBB 24

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators