O agronegócio e o marketing que encanta

Buscar

O agronegócio e o marketing que encanta

Buscar
Publicidade

Opinião

O agronegócio e o marketing que encanta

Essas indústrias possuem ingredientes cativantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices


21 de junho de 2018 - 12h11

Castello Del Trebbio (Crédito: Rodrigo Capella)

A maior parte das empresas de agronegócio tem como prática não realizar ação de marketing baseada em história própria. Talvez por preferir resguardar o roteiro natural, ou ainda por optar pelo marketing de produto — muito difundido neste segmento.

O fato é que uma pesquisa — baseada em conversas, visitas às empresas e muita leitura — nos revela que essas indústrias possuem ingredientes cativantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices.

Chianti, localizada entre as cidades italianas de Florença, Siena e Arezzo, nos ajuda a entender esse cenário. Destino certo de muitos brasileiros, a região possui inúmeras vinícolas, o que nos remete a uma pergunta clássica: qual conhecer?

Um castelo habitado e construído em 1184. Local de reuniões de uma fracassada conspiração contra a família Médici, que governava Florença. Fabricação de vinhos de excelente qualidade, com predominância de Sangiovese, Riesling, Chardonnay, Trebbiano e Merlot.

Esses impactantes elementos despertam uma visita ao Castello del Trebbio.  A cada passo, a cada cole, a sensação de ter vivenciado períodos significantes da Itália e de ter conhecido uma vinícola muito especial.

Gramado, localizada no Sul do Brasil, vive situação semelhante a Chianti. Entre as várias lojas de chocolates da cidade, destaca-se a Prawer, que teve início em 1975, após o seu fundador ter aprendido o ofício na Argentina.

Quando somos impactados pelas divulgações da empresa, os produtos tornam-se ainda mais irresistíveis: “A história da Prawer é a própria história do chocolate artesanal no Brasil”.

Tanto a Prawer quanto o Castello del Trebbio nos deixam uma grande lição: valorizar, com amplitude, a própria essência ajuda a seduzir e a encantar novos consumidores.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto